Desde o início de dezembro de 2021, a Bahia tem passado por situações de emergência devido as fortes chuvas que atingem algumas regiões do Estado. Ao todo, 163 municípios estão com decreto de situação de emergência.
Segundo as autoridades baianas até o dia 6 haviam sido confirmadas 26 mortos e 520 feridos em decorrências das constantes chuvas. O número de desabrigados não para de crescer e conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) são mais de 815 mil pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia.
Tendo em vista esse cenários adverso, diversas iniciativas tem surgido para ajudar as pessoas desalojadas e desabrigadas. Entre elas está o movimento S.O.S Bahia liderado pelo Instituto Alok em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, Escoteiros do Brasil e Instituto Flamboyant.
Em Caxias do Sul, os escoteiros têm mobilizado a comunidade para contribuir com doações. A campanha iniciou no dia 3 e segue até segunda-feira (10). Os pontos de coleta sção na Secretaria da Cultura (Estação Férrea - Bairro São Pelegrino) e Clínica Amor Saúde (Rua Pinheiro Machado, 2580, também em São Pelegrino). A clínica, inclusive, estará atendendo neste sábado (8), das 8h às 12h. Conforme o coordenador regional da força tarefa, Vinicius Poletto, os interessados em contribuir também podem entrar em contato pelo telefone (54) 981113733.
O objetivo da campanha é arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene. Apesar de não ser o foco da campanha, também podem ser doadas roupas.
— Isso faz parte da nossa promessa como escoteiros de ajudar o outro. Em virtude de ter se tornado um grande desastre, os escoteiros viram a necessidade dessa mobilização nacional. Somos todos um só — explica Poletto.