A onda de calor que tem elevado as temperaturas desde o início de 2022 está com os dias contados. O calor intenso deve dar trégua entre a quarta (26) e quinta-feira (27), mas não sem antes passar dos 34°C.
Nesta segunda-feira (24) há previsão de pancadas de chuvas no final da tarde para aliviar as altas temperaturas registradas durante o dia. Já nesta terça (25) e quarta-feira (26), a previsão é de que as temperaturas máximas cheguem aos 34°C em Caxias do Sul. De acordo com Carine Gama, meteorologista da Climatempo, os três primeiros dias desta semana serão de calor intenso e também de pancadas de chuva no final do dia.
Na quarta-feira, com a aproximação de uma frente fria, o risco para temporal aumenta no final do dia. Há previsão para chuva volumosa. Mas o dia ainda segue quente. Na quinta, esse cenário muda por causa da entrada da frente fria no Estado que rompe o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor.
— Essas chuvas de segunda e terça podem vir acompanhadas de trovoadas ou rajadas de vento, mas a sensação de tempo abafado permanece. Já na quarta e quinta, o índice de tempestade estará alto. Vem com intensidade forte e previsão de granizo na quarta e chuva com grande volume na quinta — explica Carine.
Carine alerta para o risco de temporal, com condições para raios e intensas rajadas de vento. Além disso, o destaque é que a temperatura já começa a diminuir. Mesmo sem expectativa de frio, a diferença será bastante expressiva em relação aos últimos dias. Na quinta, a temperatura máxima não deve passar dos 29°C.
— Na quinta, a frente fria avança pelo estado e a chuva pode começar pela manhã com acumulados de 20 a 30mm e com previsão de queda de até 10°C na temperatura — detalha a meteorologista.
A partir da sexta, as máximas ficam em torno de 24°C durante os próximos dias. Além disso, conforme Carine, o cenário é de céu encoberto e previsão de pancadas de chuvas esparsas. A estimativa é de temperaturas amenas, céu nublado e chuvas mais frequentes na primeira quinzena de fevereiro. Contudo, apesar da trégua, não se descartam outras ondas de calor.
— Elas são normais durante o verão, principalmente, em ano de La Nina, mas a condição é mais propícia para a segunda quinzena de fevereiro e começo de março — antecipa Carine.