Bento Gonçalves oficializou nesta quinta-feira (13) o decreto de situação de emergência por conta dos prejuízos ocasionados pela estiagem. O documento foi publicado no Diário Oficial do município a partir de uma reunião na última terça-feira (11), onde foram apresentados dados sobre as perdas decorrentes da falta de chuva. Com mais esse decreto, a Serra já soma 17 municípios que solicitam ajuda para contornar as consequências da seca.
Os dados levantados pela Emater do município apresentam prejuízo econômico de cerca de R$ 37 milhões. A estimativa é uma perda de 20% a 25% na produção agrícola. Entre os mais afetados estão o cultivo de uva, pêssego, laranja, bergamota, ameixa, olerícolas e milho.
Além das perdas nas lavouras, a prefeitura também contabiliza problemas no abastecimento de água. Nas últimas semanas, equipes estão fazendo o transporte de água para consumo das famílias e também animal. Há também servidores envolvidos em serviços de máquinas para abertura e limpeza de reservatórios.
A expectativa é que com a homologação do decreto a prefeitura possa possa encaminhar medidas para auxiliar os produtores.
No Estado, conforme dados contabilizados até a quarta-feira (12), a lista de cidades que decretaram situação de emergência já chegava a 209 municípios.
Municípios da região que já decretaram situação de emergência:
:: Antônio Prado
:: Bento Gonçalves
:: Campestre da Serra
:: Capão Bonito do Sul
:: Coronel Pilar
:: Caxias do Sul
:: Cotiporã
:: Farroupilha
:: Flores da Cunha
:: Gramado
:: Lagoa Vermelha
:: Montauri
:: Monte Belo do Sul
:: Protásio Alves
:: São Francisco de Paula
:: Santa Tereza
:: São Valentim do Sul