Enquanto para muitos a aposentadoria vira sinônimo de descanso e momentos de lazer, o contador Elmiro José Hallmann resolveu dedicar seu tempo livre a uma segunda graduação. Morador de Canela, ele acaba de concluir o curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) aos 78 anos, um feito que virou motivo de orgulho para amigos e familiares do aposentado.
Com apreço pelos estudos desde a juventude, seu Elmiro se formou em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968. Antes, contudo, ele cursou Técnico em Contabilidade no Colégio Rosário, em Porto Alegre. Foi na Capital que seu Elmiro, natural de Estrela, viveu boa parte da vida e onde também estabeleceu um escritório que hoje é administrado pelos filhos.
O desejo por cursar uma segunda graduação em Direito veio da rotina com a contabilidade, aliado à vontade de manter a mente ocupada após se mudar para Canela, na casa de veraneio da família:
— Como contador, eu tive diversas especialidades, como auditor e perito contábil. Tive contatos com muitos advogados, juízes e sempre me impressionou muito a cultura dos magistrados. Eu pensava comigo "um dia desses eu preciso chegar perto dessa cultura". Aí nos mudamos para Canela e eu resolvi ocupar meu tempo ocioso. Me informei sobre o curso de Direito e, por já ter uma graduação, não precisei fazer o vestibular — conta o aposentado que, inclusive, é casado com uma advogada.
A graduação iniciada em 2016 fechou com chave de ouro na semana passada. O futuro advogado recebeu nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Embora os estudos no Direito tenham terminado da melhor forma possível, seu Elmiro reconhece os desafios de iniciar uma graduação depois dos 70 anos e, principalmente, durante o período pandêmico:
— A matéria era totalmente oposta. Na contabilidade, se trabalha muito com a ciência exata. No Direito, é mais leitura e estudo das leis. Na primeira graduação, eu era jovem. Hoje, tenho 78 anos. E, nos dois últimos anos, eu tive que me adaptar às aulas síncronas, embora já manuseasse o computador e as tecnologias há bastante tempo. Precisa ter atenção e interesse pela matéria — destaca Elmiro.
Perguntado se pensa em continuar estudando, a resposta vem de forma objetiva, acompanhada de um bom conselho:
— Tenho uma grande admiração pelos clássicos do passado. Ainda penso em fazer um curso de Filosofia. Para pessoas da minha idade, meu conselho é que pensem o futuro. Isso tudo ajuda a viver, e viver bem. Quem puder estudar, estude. Quem parou, volte. Vale a pena, é altamente gratificante — finaliza o aposentado, que aguarda a formatura em gabinete, em abril de 2022.