O colorido dos guarda-sóis começa a predominar na beira das praias do Litoral Norte gaúcho também em dias da semana. Nesta terça-feira (21), primeiro dia do verão e início da temporada de férias, as praias de Arroio do Sal e Torres, os principais destinos dos moradores da Serra no litoral, receberam veranistas de diferentes cidades que aproveitaram o calor e céu azul. Perto do meio-dia, em Areias Brancas, os termômetros marcavam 29°C. À tarde, em Torres, a temperatura máxima foi de 31°C registrada nos relógios da beira mar.
Além das casas e apartamentos disponíveis para aluguel por temporada, os hotéis e pousadas da região comemoram a movimentação, que, segundo eles, está próxima de anos anteriores da pandemia. Segundo a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Shrbs-LN), Ivone Ferraz Teixeira, cerca de 75% dos 20 mil leitos disponíveis nos hotéis e pousadas da região estão ocupados ou reservados para o Natal. Para a semana que vem, na última do ano, essa taxa sobe para 90%.
— Tradicionalmente, as famílias passam o Natal em suas casas, reunidas. Mas, no Ano-Novo, há esse desejo de sair de casa e querer passar a virada na praia, com amigos, ou até mesmo aproveitando a tranquilidade dos municípios do Litoral Norte — explica ela.
Quem veio a Arroio do Sal e se hospedou em um hotel da cidade foi a família de Adelaide Fin, 66 anos, que estava na beira da praia acompanhada da filha Catiane e da cunhada Olga. As três são moradoras de Nova Petrópolis e aproveitavam os três dias de férias no município.
— Chegamos ontem (segunda) em Arroio do Sal, vamos embora amanhã (quarta), mas com certeza voltaremos ainda neste verão. Sempre estamos em busca de conhecer lugares diferentes, praias novas — relata ela.
Mesmo com altas temperaturas, o chimarrão é constante na beira da praia. A bebida fazia companhia ao técnico de mecânica Márcio Rogério da Silva, 40 anos, e à auxiliar de montagem Bruna Bernardes, 26 anos. Moradores do bairro Santa Corona, em Caxias do Sul, eles devem permanecer no litoral até o dia 4 de janeiro, totalizando mais de 20 dias de férias.
— A praia está bem bonita, um sol e um calor bom, pouco vento. Muito bom estar aqui — resumiu ele.
Com mar agitado e bandeira amarela, que indica a presença de fortes ondas que exigem a atenção dos veranistas, muitos turistas aproveitavam o dia na beira da praia, sentados nas cadeiras e mantendo a distância, principalmente com as crianças. Os jogos de praia, como vôlei e frescobol, também faziam parte da programação de quem já está no litoral.
A estimativa é que cerca de 100 mil pessoas visitem Arroio do Sal nesta temporada.
Limpeza na praia e novidades no acesso
Em Areias Brancas, os acessos e a orla estão limpos, bem conservados, sem sujeira acumulada e com lixeiras disponíveis para deixar os resíduos. Esse cenário foi possível depois que a prefeitura de Arroio do Sal realizou a limpeza nas dunas e na orla. Esse trabalho começou no início de dezembro e deve ser concluído ainda nesta semana em toda a extensão litorânea do município.
Nessa primeira ação, foram recolhidas cerca de 10 caçambas de lixo, sendo a maior parte dos resíduos deixados pelos banhistas como plásticos, roupas, bitucas de cigarro, cacos de vidros. A prefeitura de Arroio do Sal orienta que o veranista leve uma sacola para recolher o lixo produzido na praia para contribuir com todos que compartilham o espaço.
Outra novidade em Arroio do Sal é a uma nova passarela na orla central, uma estrutura com 70 metros de comprimento e dois metros de largura. A travessia foi construída com madeira de eucalipto tratado e as rampas de acesso à passarela possuem a inclinação necessária para permitir fácil acesso aos cadeirantes.