Uma blitz realizada na noite desta sexta-feira (17) flagrou 21 motoristas embriagados na BR-116, em Caxias do Sul. A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar (BM). Outros 20 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
De acordo com a PRF, dos 21 motoristas embriagados, cinco foram presos em flagrante por superar o índice de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões (mg/l), o que configura crime de trânsito. Ao todo foram abordados 196 motoristas, dos quais 20% receberam autuações por infrações relacionadas à embriaguez ao volante.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool acarreta em multa de R$ 2.934,70 (valor que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano), além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A blitz ainda resultou em mais de 100 autuações por outros descumprimentos da lei, como dirigir sem ser habilitado e transportar crianças sem a cadeirinha.