A representante do loteamento Balardin, Quésia Keslen Marques de Avila, foi escolhida na noite de sábado (20) como a Mais Bela Comunitária 2022/2023 de Caxias do Sul. Promovido pela União das Associações de Bairros (UAB), o tradicional concurso que valoriza o movimento comunitário caxiense e estimula a autoestima e o empoderamento feminino voltou a ser realizado na cidade após cinco anos.
Além da vencedora, completam o quarteto a primeira princesa Kayllane Lourenço de Oliveira, do bairro Cidade Industrial, e a segunda princesa Tainá Ferreira, do loteamento Aeroporto. Vitória Fernandes Pauletti, da Amob São Gabriel, foi eleita a Miss Simpatia. Ambas receberam flores, faixas e presentes dos apoiadores do concurso.
Quésia foi a última a desfilar na noite. A jovem tem 19 anos e trabalha em uma estética que ela mesmo fundou. A partir de agora, a vencedora vai representar Caxias do Sul no concurso Mais Bela Comunitária Estadual, que ainda não tem data para ser realizado.
— Que orgulho poder representar a minha comunidade — resumiu após o anúncio.
O concurso iniciou com uma apresentação coletiva das 10 candidatas que concorriam ao título. As torcidas, formadas na maioria por familiares e amigos, animavam a noite, com apitos, balões, camisetas personalizadas e faixas com a foto e os apoiadores das pretendentes ao título.
O desfile à comunidade representou a segunda nota da avaliação - a primeira foi na sexta (19) quando as candidatas passaram por uma entrevista com os nove jurados. Entre eles, o vereador Renato Oliveira (PCdoB), o secretário municipal do Urbanismo, João Uez, e a presidente da Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul (ACMCS), Zaira Ramos.
Em seguida, cada candidata desfilou individualmente ao som de uma música de sua escolha, que variou entre eletrônica e pop. Cerca de 100 pessoas participaram da escolha, que foi realizada em uma casa de eventos no bairro Cidade Nova. Algumas pessoas não usavam máscara ou permaneceram com a proteção no queixo.
O evento, que ocorria a cada dois anos, não era realizado desde 2016, porque em 2018 houve troca da diretoria e, em 2020, não foi promovido em função da pandemia. A escolha era anual até desde 2002. Naquele ano, a UAB decidiu rever a finalidade do concurso, para que não se tratasse apenas de aparência mas sim de empoderamento, de conquistar espaço e valorizar a participação da mulher no movimento social e na comunidade.
O primeiro concurso da Mais Bela Comunitária foi realizado em 1994 e elegeu Fernanda Pedrotti. Em 2016, Aline Mezzomo, que representou o bairro Santa Lúcia Cohab, foi eleita. A jovem concorreu a Rainha da Festa da Uva em 2019.
Também foram coroadas naquele ano como primeira princesa, Jasmine Vieira (Cooperativa Habitacional Marianinha de Queiróz); segunda princesa, Amanda Sirena (loteamento Moinho Germani); e a miss simpatia Paola Padilha Oliveira (loteamento Millenium). As vencedoras de 2016 estiveram no evento de sábado (20) e entregaram as faixas para as novas vencedoras.
As escolhidas
:: Mais Bela Comunitária: Quésia Keslen Marques de Avila, 19 anos, do loteamento Balardin
:: Primeira princesa: Kayllane Lourenço de Oliveira, 17 anos, do bairro Cidade Industrial
:: Segunda princesa: Tainá Ferreira, 21 anos, do loteamento Aeroporto
:: Miss Simpatia: Vitória Fernandes Pauletti, 20 anos, do loteamento São Gabriel