A indústria de alimentos Orquídea, com sede no bairro Forqueta, em Caxias do Sul, a partir do propósito "Alimentar além do alimento", mobiliza uma série de ações solidárias envolvendo os colaboradores. Em agosto foi lançado o Desafio P, a fim de que os funcionários o vivenciassem na prática.
Um dos desafios é a doação de sangue. Ao todo, foram 85 doadores. As coletas foram feitas nos bancos de sangue de diversas cidades, já que a empresa possui funcionários externos no Sul e Sudeste do país. Além disso, foi feita uma parceria com o Banco de Sangue de Caxias do Sul, que realizou a coleta diretamente na unidade de Forqueta. Segundo a empresa, a ação foi realizada pela primeira vez neste ano, mas o planejamento é incluí-la na rotina.
O outro objetivo envolveu a entrega de 2 kg de alimentos para uma instituição a cada doação de sangue. A beneficiada foi a Associação Mão Amiga, de Caxias do Sul, que recebeu 242 quilos de alimentos para os seus projetos.
— Tudo que fazemos está alinhado ao nosso propósito. Quando dizemos que aqui nós alimentamos além do alimento é porque realmente vivenciamos isso em diversas ações, não somente nas de cunho social. Ir além é isso, é olhar para o todo, é estar engajado em causas que trazem para nós valores que são imensuráveis. Como fabricante de alimentos enxergamos que temos uma responsabilidade social, e se de algum jeito conseguimos contribuir de forma positiva com a comunidade na qual estamos inseridos. Isso gera valor tanto para empresa quanto para nós — afirma o gerente de marketing, Marcelo Tondo Tissot.
Além das duas ações citadas, a empresa doou 60 tickets do MC Dia Feliz para a Casa de Resgate da Misericórdia, no interior de Forqueta. Além disso, a verba da compra dos tickets foi para o Instituto do Câncer Infantil. O foco da empresa é seguir com a prática.
— Atendemos projetos em todo o Estado, acabamos focando as energias na Serra porque entendemos que é a nossa comunidade e que precisa de maior atenção. Tentamos encaixar o máximo de projetos dentro da nossa capacidade e planejamento de atendimento para as causas sociais. Também apoiamos projetos em Santa Catarina e no Paraná — explica Tissot.
Neste ano a perspectiva da empresa é chegar nas 35 toneladas de alimentos doados. Em 2020, foram 32 toneladas. São atendidos, por exemplo, o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, o Mercado Solidário, Fundação de Assistência Social (FAS), Associação Mão Amiga, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Liga Feminina de Combate ao Câncer, Instituto da Mama do Rio Grande do sul (Imama), Lar da Caridade, bairro da Juventude, em Criciúma (SC), e Turma da Sopa, em Curitiba (PR).