A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Natal Luz e Sonho de Natal, feriado prolongado e tempo bom foi a combinação ideal para movimentar a Região das Hortênsias. Muitos turistas aproveitaram a folga para conferir as atrações natalinas em Gramado e Canela. E os números mostram que o movimento é, de fato, alto.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje desta segunda-feira (1º), o diretor do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sinditur), Cláudio Souza, informou que a ocupação da rede hoteleira é de 78% de sábado até terça-feira (2). Ele destacou ainda que há aqueles visitantes que apenas passam o dia e não pernoitam.
A semana deve continuar com boa movimentação mesmo após o feriado, já que na quinta-feira (4) começa o Festuris em Gramado. O tradicional evento de turismo será realizado até domingo (7) no Serra Park e o Sinditur estima uma ocupação na rede hoteleira ainda maior. No ano passado, foi a primeira feira de negócios do setor da América Latina a ocorrer de maneira presencial desde o início da pandemia da covid-19.
Uso de máscara
O novo momento da pandemia, com números de casos, internações e mortes mais baixos, contribuiu, sem dúvida, para levar mais turistas à Região das Hortênsias. No entanto, quem circulou neste final de semana por Gramado e Canela viu muita gente sem máscara. O uso ainda é obrigatório, inclusive na rua.
Souza reforçou que os protocolos continuam sendo exigidos e que o sindicato acompanha os estabelecimentos e as regras estão sendo seguidas.
— Pode se notar alguém sem máscara ao ar livre e existem alguns casos de pessoas que não querem usar, mas nós temos cobrado todos os protocolos — garantiu.
Além do uso da máscara, é exigido comprovante vacinal nos parques da região — hotéis e restaurantes não exigem a comprovação da vacina contra a covid-19 de seus clientes.