Centenas de pessoas aproveitaram o Aldeia Sesc durante este sábado (13) de sol em Caxias do Sul. O festival foi marcado pela alegria e diversos reencontros, afinal a comunidade ainda se acostuma com o retorno do eventos após a flexibilização das restrições da pandemia de coronavírus. A programação gratuita continua no domingo (14).
O acesso à Estação Férrea foi controlado com uma capacidade máxima para 1,2 mil pessoas. Álcool gel era oferecido e o uso de máscara era obrigatório. As orientações eram repetidas ao microfone e as atrações também eram espaçadas ao ar livre para evitar aglomerações. Representantes do Sesc e duplas de bombeiros civis acompanhavam a movimentação.
As regras necessárias não alteraram o clima de festival. Por trás das máscaras, era possível identificar diversos sorrisos. Públicos de todas as idades foram aproveitar as inúmeras atrações culturais.
— Fazia tempo que não saíamos. Foi um boa alternativa, não é comum termos eventos assim. Como já fizemos as duas doses da vacina e tomando todos os cuidados, decidimos vir. É bom ver gente de novo, faz tempo que não podíamos relaxar assim — comenta a supervisora de engenharia Marina Cunha, 33, que estava acompanhada do marido Matheus Silva dos Santos, 37, e dos filhos Felipe, 4, e Gabriela, que aos dois meses curtia seu primeiro festival.
O festival também é marcante para os artistas. Diversos palhaços, malabaristas e acrobatas caminhavam entre o público e brincavam com quem passava. O sentimento foi explicado pelo Grupo Zingado ao microfone.
— Como é bom estar no palco de novo. Mostrar a nossa arte, ver as pessoas dançando e se divertindo. Temos que ter todos os cuidados, mas é bom estar junto de novo.
A programação na Estação Férrea iniciou às 14h e valorizou artistas locais, com o Coro Moinho/UCS, o Grupo Zingado, os teatreiros da Cia Garagem e Patrick Oderiê, artista que celebra os laços com a cultura indígena.
O dia também conta com os shows dos porto-alegrenses Afroentes, prevista para as 16h, e da cantora paulistana Anelis Assumpção, filha de Itamar Assumpção, às 17h. Para o encerramento, o Aldeia Sesc decidiu escalar uma atração local: a Orquestra Municipal de Sopros com o Concerto para um Novo Tempo, programado para às 19h30min.
A programação completa do festival e todas as informações que envolvem esta edição estão disponíveis no recém-criado site do Aldeia Sesc. Acesse aqui.