Após ser cancelado em 2020, devido a pandemia, o Festival do Moscatel 2021 inicia em um novo formato neste sábado (6), na Adega Chesini, no distrito de Vila Rica, no 3º distrito de Farroupilha. Com a proposta de proporcionar aos visitantes uma tarde ao ar livre, repleta de espumantes, vinhos, gastronomia, música e descontração, a edição garden vai ocorrer em todos os sábados do mês de novembro.
A primeira das três vinícolas que vão receber o festival , a Adega Chesini, vai funcionar das das 15h às 20h. Para participar é preciso adquirir o ingresso no valor de R$ 30, que dá direito a uma taça personalizada do evento com espumante moscatel ou vinho moscato (a escolha do visitante). O ingresso para jovens de 11 a 17 anos custa R$ 20 e inclui uma taça com suco, já as crianças de até dez anos não precisam pagar o ingresso.
Para participar é preciso apresentar o comprovante de vacinação, além do uso obrigatório de máscara. O visitante pode optar se adquire os produtos em taças ou garrafas, que vão estar à disposição nos espaços das vinícolas. Os produtos incluem espumantes moscatel, frisantes moscatel, vinhos moscato, espumantes brut, vinhos tintos, suco de uva e água.
No sábado (13), o Festival segue na Cave Antiga, e encerra na Vinhos Cappelletti, na Estrada FR 104, Santos Anjos, 4º distrito, no dia 20 de novembro. Além delas, as vinícolas Casa Perini, Cooperativa São João e Vinhos Tonini estarão presentes com seus rótulos. Nos três dias, também haverá opções gastronômicas e atrações musicais. A animação fica por conta da banda Long John Summer e haverá espaço recreativo para as crianças.
Os ingressos podem ser adquiridos junto a Secretaria de Turismo de Farroupilha, pelo telefone (54) 3261.6964 ou pelo e-mail turismo@farroupilha.rs.gov.br. Os ingressos também podem ser adquiridos na hora, enquanto houver disponibilidade. Nas redes sociais, é possível acompanhar o evento pelo Facebook e Instagram @festivaldomoscatel.
A realização do Festival do Moscatel - Edição Garden 2021 é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e da Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Rural.