Momentos de retorno e de reencontros repletos de espírito natalino poderão ser vistos nas programações de final de ano na Serra. Depois de muito tempo longe dos palcos, o jovem Coral Canarinhos da Serra, da Vila Jansen, no interior de Farroupilha, promove neste domingo (28), a partir das 18h30min o seu Concerto de Natal. Ao todo, serão mais de 100 crianças e adolescentes, com idades que variam entre 6 e 15 anos, que irão apresentar canções natalinas nas escadarias da igreja da comunidade.
Além dos Canarinhos da Serra, estarão presentes grupos de canto infantis das cidades de Pinto Bandeira, São Valentim, Bento Gonçalves e de Farroupilha, que serão regidos pelo maestro Celso Fortes. Também estarão no concerto o Tenor Dirceu Pastore, a soprano Caroline Gobbato e o pianista Paulo César Johann.
O Concerto de Natal é gratuito e aberto ao público. Logo após a apresentação, haverá uma confraternização com um coquetel no salão da igreja. Os ingressos são limitados e estão sendo vendidos por R$ 35,00. Eles podem ser adquiridos pelo (54) 9 9927-6102 até sábado (27). Segundo a presidente dos Canarinhos da Serra, Ana Paula Baggio o objetivo do concerto é trazer uma programação de Natal ao interior.
— O encontro dos coristas com o público é um momento muito esperado, despertando ansiedade, pois após uma parada longa (desde março de 2020), esta interação irá acontecer. Os pais, responsáveis, coordenação e coristas, estão empenhados em tornar estes encontros em momentos memoráveis de celebração à vida. O Concerto de Natal do dia 28 em Vila Jansen será especial, pois é a primeira apresentação do ano no município de Farroupilha — afirma Gilberto Colombro, presidente Instituto Cultural dos Pequenos Cantores de Farroupilha, que é responsável pelo Coro Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha, um dos participantes do concerto.
Um recomeço
O coral da Vila Janssen, organizador do evento, iniciou suas atividades em 2019 com crianças do 1º e 2º Distrito de Farroupilha. Depois de participar de alguns festivais, com a chegada da pandemia, o coral precisou parar com os ensaios. Por isso, esse retorno é muito importante para as 22 crianças do interior do município.
— Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia e isso desestruturou todo o nosso coro. Em agosto deste ano, com todos os cuidados sanitários exigidos, conseguimos retomar os ensaios com repertório voltado ao Natal. São 22 crianças que farão um excelente Concerto de Natal. A pandemia impactou as crianças e a cultura, durante a formação delas, é muito importante. É uma forma saudável de preencher o tempo das crianças — destaca, Ana Paula.
O coral da Vila Jansen foi criado com o intuito de oferecer essa oportunidade também às crianças do interior. Atualmente, as despesas com aulas e uniformes são custeadas pelos pais das crianças, mas, de agora em diante, o coro pretende buscar recursos.