O temporal previsto para esta quinta-feira (25) provoca estragos em cidades da Serra. Há registro de danos em pelo menos três municípios: Garibaldi, Gramado e Carlos Barbosa.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi foi acionado para pelo menos 30 ocorrências até as 17h45min. Não há pessoas desalojadas na cidade, mas há casas destelhadas. A prefeitura também informou queda de árvores e postes na cidade.
A famílias de Garibaldi que necessitarem de auxílio devem entrar em contato pelo telefone de plantão (54) 3462-1262 e informar o endereço. A retirada de lonas poderá ser feita na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários. O Executivo também informou que algumas escolas afetadas pela ventania já estão recebendo suporte do município.
Já em Carlos Barbosa há relatos de falta de energia elétrica e queda de fios e galhos nas vias. Os Bombeiros Voluntários foram acionados para nove ocorrências. Há informações de destalhamento de três casas no bairro Aparecida e uma em Desvio Machado. Em Gramado, os bombeiros informaram queda de árvore e uma casa destalhada no interior. A localidade não foi detalhada.
Em Caxias do Sul, a Defesa Civil ainda não foi acionada por conta de estragos, segundo o coordenador Jeferson Marchioro. Neste momento, ele está na rua, fazendo um monitoramento e ronda. O Corpo de Bombeiros de Caxias também não registrou ocorrências expressivas diante da chuva.
330 mil clientes sem energia elétrica na região da RGE
A RGE, distribuidora de energia que atende aos municípios da Serra, informa que há interrupção no fornecimento de energia para 330 mil clientes. O motivo da falta de luz é o forte temporal registrado nesta quinta-feira.
A empresa afirma que está totalmente mobilizada para executar os consertos e normalizar o fornecimento. Como o temporal ainda está passando pelo Estado, não é possível informar previsão de quando o fornecimento estará totalmente normalizado.