No próximo sábado (6), o Banco de Alimentos de Caxias do Sul realiza o tradicional Sábado Solidário, ação que arrecada alimentos em mercados caxienses sempre no primeiro sábado de cada mês. A ação, que foi retomada de forma presencial em julho, está em busca de voluntários.
Conforme a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Luana Mugnaga, antes da pandemia eram em torno de 120 pessoas cadastradas como voluntárias, mas cerca de 90 participavam das ações. Hoje são somente 25 voluntários e, em função disso, o Sábado Solidário está ocorrendo em apenas 20 dos 50 mercados participantes.
— Fizemos o Sábado Solidário durante 15 anos e ficamos quase um ano e meio sem atividade, então muitos se desvincularam — conta.
Luana explica que os voluntários costumam ficar em mercados próximos de onde moram e contribuem com a ação em escalas de cerca de três horas, dependendo da disponibilidade. Depois do final da ação, é o Banco de Alimentos que passa nos estabelecimentos para recolher as doações.
Desde o começo da pandemia, segundo Luana, já foi distribuída mais de uma tonelada de alimentos às entidades cadastradas. Nos últimos meses, em função da falta de voluntários, a arrecadação de doações caiu: antes eram arrecadados, por ação, cerca de 10 mil quilos de alimentos, agora esse número não passa de 5 mil quilos.
Como ser um voluntário
Qualquer pessoa pode ser voluntária e, para se inscrever, é necessário entrar em contato por meio dos telefones (54) 3211-5943 ou (54) 98429-6291 ou pelo e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br. Antes de efetuar o cadastro como voluntário, a pessoa passa por um período de adaptação.
O Banco de Alimentos atende a 103 entidades sociais, como casas-lares, cozinhas comunitárias, lares de idosos, associações de recicladores e comunidades terapêuticas. Quem deseja contribuir também pode fazer a entrega de alimentos no próprio Banco, que fica na Rua Jacob Luchesi, 3.181 , bairro Santa Catarina, ou combinar a retirada.