Na comemoração dos 73 anos de fundação, nesta quinta-feira (4), o jornal Pioneiro foi presenteado com um quadro produzido pela caxiense Lidia Abel Stangherlin, 81 anos, que é professora de Artes aposentada. A obra foi concebida há 22 anos durante a realização de um projeto para homenagear o Pioneiro no Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) de Caxias do Sul. Na época, houve uma exposição com os trabalhos de todos os artistas que participaram.
— Trata-se de uma obra linotipo antigo (máquina usada para impressão), alusiva ao aniversário do jornal Pioneiro no ano de 1999. É uma obra mista de desenho e colagem de gravuras, de capas do jornal de épocas diferentes. Adorei poder destinar ao acervo adequado para homenagear o jornal — explica Lidia.
Ela é assinante do Pioneiro há várias décadas e, ao lado do marido, se mantém informada diariamente. Quando o casal vai veranear em Torres, pedem a transferência do local da entrega do jornal para não perder o contato com as informações da Serra. No momento, Lidia se dedica às tarefas da casa e, por isso, deixou as artes de lado após dedicar quase toda à função. As paredes da casa dela estão repletas de suas criações. Na manhã desta quinta-feira (4), ela foi até a redação do para entregar o quadro em comemoração dos 73 anos de fundação do jornal.
— Eu acho que é o melhor lugar para ficar. E muita gente não sabe o que é um linotipo, aquela máquina que desenhei é uma máquina antiga de impressão. Eu fiz uma pesquisa grande, meu marido que encontrou na enciclopédia esse linotipo para mim desenhar. É uma obra de valor, não digo artístico, mas histórico. Tem várias capas do Pioneiro que pesquisei e fiz redução, é um trabalho gostoso, que gostei de fazer — destaca.