Uma ação que ocorreu ao longo deste domingo (7) atendeu mais de 20 animais em vulnerabilidade ao lado do Estadio Centenário, em Caxias do Sul. A iniciativa faz parte do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) juntamente com grupo Médicos Veterinário de Rua de Caxias do Sul.
Cães comunitários e de pessoas que vivem na região receberam gratuitamente vermífugo, vacinas, medicamento para controle de pulga, além de consultas para diagnóstico de outras situações. Casos mais complexos que exijam cirurgia, por exemplo, serão tratados posteriormente na UCS. Também houve preenchimento de fichas para castração pela prefeitura.
A docente da UCS Karina Guterres diz que a expectativa é que iniciativa seja ampliada para outros bairros. Os atendimentos contaram com a participação de alunos que estão no final do curso de Medicina Veterinária da instituição.
— São ações extremamente importantes para nos aproximar da comunidade. Para mostrar a realidade. É uma via de mão dupla: a gente presta atendimento, mas ganha muito na vivência — ressalta a professora.
Diego Alexandre dos Reis, 45 anos, estava acompanhado do Marrom, um cãozinho de porte médio que estava com uma das patas machucadas.
— Não dá para deixar eles sofrer, né? Eles são minha família, somos só nos três — disse Reis que também é tutor de outro cãozinho chamado Pitoco.
Quem também recebeu atendimento foi Pingo, de 10 anos. O tutor Paulo Roberto Rech conta que o animal recebeu vacinas e vermífugo.
— É o meu único cachorro, me preocupo muito, é meu companheiro — diz.