No dia em que comemora 121 anos, Garibaldi inaugura a pista itinerante de esqui, já que a cidade foi berço da prática do esporte no Brasil. A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre 1970 e 2001, ganhou nova versão, com 120 metros de comprimento e 3,6 metros de largura. A estrutura será inaugurada neste domingo (31), às 10h30min, com evento na Rua Júlio de Castilhos, na frente da prefeitura.
Assim como na primeira versão, a nova pista é feita com peças de polietileno e foi fabricada a partir da matriz original. A Associação Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), formada por moradores que frequentaram o Ski Garibaldi antes do encerramento das atividades da estação, promoveu o resgate histórico, reativando a pista, que mexe com a memória de muitas famílias, turistas e atletas. O primeiro homem a esquiar no Brasil foi o empresário garibaldense David Afonso Antônio Santini (In Memorian), idealizador da primeira estação. O Campeonato Brasileiro de Esqui e a Olimpíada Brasileira de Esqui atraíram, durante anos, praticantes de diversas partes do mundo.
Segundo o presidente da AAEG, Rafael de Paula, na inauguração haverá show com duas bandas locais, food trucks e aluguel de esquis com instrutores. Os valores, que incluem o esqui, bastão, bota, capacete e luva, são R$ 50 para 30 minutos e R$ 80 para uma hora. A administração municipal comemorará o aniversário do município com essa importante conquista.
— Queremos dar de presente à comunidade garibaldense, ao Brasil e ao Exterior, esse novo símbolo de Garibaldi. Esta pista que resgata o berço nacional do esqui está à disposição para todos esquiarem — afirma o vice-prefeito de Garibaldi, Sergio Chesini.
O fundador da AAEG, Vitor Guaragni, ressalta que a pista é um sonho que nasceu dentro da própria comunidade, com união, atitude solidária e muita pesquisa. Segundo ele, foram anos de trabalho, juntando pedaços esquecidos de tudo que restou do antigo esqui, com a ajuda dos amigos que formam a associação. Foi um projeto sonhado por muitos e que agora sai do papel.
— O resgate da história do esqui eu comecei em 2003/2004, quando fiz um bar na minha sala e comecei A adorná-lo com objetos voltados ao esporte. Em 2010 eu entrei com tudo nesse resgate, percorrendo a cidade de bicicleta em busca de memórias do esqui em Garibaldi, utilizando recursos próprios. Inclusive o teleférico da estação de esqui, na frente da minha casa, foi o primeiro do Brasil. Nesse meio tempo surgiu a ideia de construir uma pista itinerante e, agora, inauguramos em Garibaldi a primeira pista de esqui itinerante do mundo — explica.
Será um marco histórico o retorno do esqui ao município. De acordo com Guaragni, a cidade respira o esporte no momento e está recebendo turistas por conta da inauguração. Pensando no futuro, o presidente da AAEG afirma que o objetivo é rodar o Estado e o Brasil inteiro com a pista. Algumas cidades já solicitaram a estrutura em alguns eventos.
— A gente espera poder fazer esse trabalho de levar a pista para outras cidades e conseguir novos adeptos ao esqui. Afinal, não se tem outra forma de esquiar no Brasil se não for essa ou em São Paulo e Gramado. E a pista sendo itinerante acho que facilita bastante. O sentimento é de orgulho de ter de volta esta pista depois de 20 anos fechada — afirma o presidente da AAEG.