Devem ser iniciadas até o mês de novembro as aguardadas obras no Centro Esportivo Municipal Antônio Barroso Filho, conhecido como Campo Municipal de Caxias do Sul. As revitalizações, que preveem a construção de um playground, com grama sintética e brinquedos infantis, além da melhoria na iluminação da pista de caminhada, vão ser custeadas por meio de uma verba de R$ 700 mil formalizada junto à Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, ainda em 2019. O Campo Municipal está localizado na Avenida Júlio de Castilhos no bairro Cinquentenário.
Conforme o secretário municipal do Esporte e Lazer (Smel), Gabriel Citton, o recurso será dividido com o campo municipal do bairro Desvio Rizzo, que terá a construção de vestiários com acessibilidade para pessoas com deficiência, obra pleiteada há anos pela comunidade.
Citton explica que as melhorias ficaram "travadas" na administração municipal de 2019 e, por isso, as questões burocráticas, como a fase de licitação, foram retomadas somente neste ano. O titular da Smel informa ainda que ambas as revitalizações já passaram pela fase de licitação e assinatura de contrato com as empresas. A estimativa é de que ambas as obras iniciem até novembro, após a publicação oficial dos documentos que deve ocorrer nos próximos dias.
Além do playground e da melhoria na iluminação, o Campo Municipal será beneficiado com a construção de duas quadras de areia, as quais não estão inseridas no recurso federal (sendo, portanto, iniciativa do Executivo). A entrega das quadras à comunidade é estimada para ocorrer até o início de 2022.
Ginásio Enxutão também receberá melhorias
Outra área pública destinada à prática de esportes que vai ser revitalizada em breve é o Ginásio Enxutão, no bairro Santa Catarina. Citton revela que no fim do ano passado conseguiu recurso de R$ 300 mil para troca de toda iluminação do centro esportivo.
Esta revitalização ainda está em fase de projeto e é uma importante melhoria para o ginásio, que é frequentemente alvo de furtos e depredações. Em 2018, ao menos duas vezes, o espaço ficou sem energia elétrica em função de furtos da fiação. O titular da Smel conta que as situações de vandalismo não cessaram desde então.
A reportagem do Pioneiro circulou por algumas áreas de lazer e esporte nesta segunda-feira (4) e constatou alguns vidros quebrados no banheiro externo e no vestiário do Enxutão:
— Para nós é um problema grave, porque esses vidros são quebrados quase que semanalmente. Não damos conta de trocar, infelizmente. Sexta-feira (dia 1º) quebraram um vidro do quiosque e não é simples comprar e trocar quando se trata de algo público — detalha Citton, explicando, que estão sob responsabilidade da Smel, por exemplo, 72 academias ao ar livre e 103 parques infantis.
Visita aos principais locais de prática esportiva:
A reportagem do Pioneiro visitou na segunda-feira (4), três dos principais locais públicos destinados à prática esportiva em Caxias do Sul. De forma geral, todos estavam bem-cuidados, com a manutenção em dia. Único dano que chamou mais atenção foram os vidros quebrados na área externa do Enxutão.
Campo Municipal
:: Grama aparada.
:: Bancos pintados.
:: Pista para caminhada e corrida em bom estado.
:: Parquinho infantil sem danos, com pintura nova.
Ginásio Enxutão
:: Campo de futebol em bom estado, de forma geral, apesar de haver um pouco de mato crescido junto à cerca.
:: A reportagem constatou três vidros quebrados no vestiário.
:: Alguns vidros quebrados no banheiro feminino externo.
Complexo Esportivo da Zona Norte
:: Grama aparada, tanto no campo de futebol, como no entorno.
:: Bancos e cordões pintados.
:: Quadra coberta em bom estado.
:: Brinquedos infantis em boas condições, com pintura nova.