Os alunos de todos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (e subsequentes) e cursos superiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do campus de Farroupilha voltam as salas de aula em 13 de outubro. Já em Bento Gonçalves, o retorno será gradual e voltado exclusivamente para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os alunos retornam ao presencial no dia 18. Nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, haverá uma live sobre a retomada em Bento para esclarecer dúvidas. O Campus de Caxias do Sul, por sua vez, ainda avalia como será o retorno.
Em Farroupilha, os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em um primeiro momento, terão dois dias presenciais para cada turma: cinco turmas de manhã e quatro à tarde. A cada mês, será avaliada a possibilidade de aumentar o número de dias de aulas presenciais. Já os cursos técnicos subsequentes e os cursos superiores terão algumas disciplinas totalmente presenciais e algumas parciais. O Campus Farroupilha já montou um esquema de protocolos de segurança com sinalizações em ambientes, limitações de pessoas e terá máscaras e álcool gel disponíveis para os estudantes.
As demais aulas estão ocorrendo de forma remota, porém, laboratórios de informática do campus estão abertos aos estudantes que precisem de acesso à internet e às aulas. Com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e normalização do calendário acadêmico em 2021, o IFRS diz que não há aulas a serem recuperadas. Desde maio deste ano, tem ocorrido aulas práticas presenciais de turmas dos cursos, mediante agendamento com os professores. O número de estudantes é reduzido em respeito ao distanciamento e a capacidade de pessoas conforme as orientações do Plano de Contingência do IFRS. Até o momento aconteceram principalmente aulas práticas de finais de curso, orientações de TCC e elaboração de projetos. Foram cerca de 80 aulas presenciais no primeiro e início do segundo semestre.
Bento Gonçalves retorna ao presencial em 18 de outubro
No município de Bento Gonçalves as aulas serão retomadas a partir do dia 18 deste mês. O coordenador do Ensino Médio e de Educação Profissional, professor Raul Matos Araújo, explica que, em setembro de 2020, retomaram o ensino remoto. Já partir do dia 18, as aulas serão no modelo híbrido, sendo que a carga horária será dividida em 50% presencial e outros 50% remoto. São nove turmas de manhã e oito à tarde:
— Todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio terão aulas presenciais todos os dias, mas a diferença é que o presencial será apenas em um turno. Adotamos o híbrido porque eles chegam a ter 40 horas/aula e não conseguiríamos atender neste momento aos 454 alunos de cinco cursos que voltam ao presencial.
Ainda não há datas para a retomada dos alunos do Ensino Superior, mas Araújo acredita que com o avanço da vacinação o retorno deve ocorrer no primeiro semestre de 2022:
— Creio que a maioria dos professores e dos alunos ansiava pelo retorno presencial.
As turmas terão aula em turno único, manhã ou tarde, dependendo do curso e do ano, de segunda a quinta. As aulas presenciais serão parte das atividades das disciplinas, substituindo os encontros síncronos pela internet. Também haverá atividades assíncronas não presenciais a serem realizadas pelos estudantes no ambiente virtual Moodle.
Nas salas de aula será respeitado o limite de ocupação e o distanciamento entre os estudantes previstos no Plano de Contingência do IFRS. O acesso ao campus é permitido apenas com o uso de máscara e a instituição recomenda ainda que os alunos tenham uma máscara reserva para troca na metade do turno de aula. O campus conta com totens e dispensers com álcool em gel em vários locais, inclusive nas salas de aula, para que estudantes e servidores possam higienizar as mãos.
As atividades letivas dos cursos superiores e subsequentes seguirão ocorrendo de forma não presencial no Moodle. O encontro para esclarecer dúvidas será transmitido pelo canal do campus no YouTube. Dúvidas sobre o retorno devem ser encaminhadas pelo formulário disponível aqui. As respostas para as dúvidas serão apresentadas na live.
Os pais ou responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio deverão preencher o Termo de Consentimento. Estudantes que se enquadram em algum dos grupos de risco do Ministério da Saúde ou que residam com algum familiar que esteja em um desses grupos, não precisam retornar.
Caxias do Sul ainda avalia retomada
O campus Caxias do Sul do IFRS está construindo a proposta para aulas presenciais intercaladas com as remotas. A proposta para ensino híbrido será submetida à aprovação do Conselho Superior no mês de novembro. No momento, os alunos de Caxias têm aulas remotas com atividades práticas presenciais em laboratórios, com escalas pré-definidas, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes.
Ainda segundo o instituto, parte do conteúdo relativo ao ano 2020, dois trimestres, foi recuperada durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) que puderam ser aproveitadas como disciplinas. Com a retomada do calendário acadêmico por ensino remoto, em 2021, as atividades letivas tiveram continuidade e aos poucos está sendo recuperado o que ainda havia faltado com as APNPs.
O que diz o IFRS
Com o avanço da vacinação e a partir de novas orientações do Conselho Nacional de Educação e dos ministérios da Educação e da Saúde, o Instituto começa a retomada gradual de atividades presenciais nas unidades. Há um trabalho articulado entre os 17 campi, que receberam orientações para criar um planejamento que contemple diferentes fases para uma retomada gradual e segura de atividades presenciais. As unidades precisam observar as orientações do Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle da covid-19 da instituição
No entanto, cada campus tem características de espaço físico, localização, idade da comunidade escolar, entre outras, diferentes umas das outras. A situação da pandemia também evolui de forma diferente em cada localidade e o avanço da vacinação também. Por isso, cada unidade faz a avaliação e o planejamento sobre como e quando ocorrerá cada fase da retomada de atividades.
Essa retomada será gradual, ou seja, não voltarão presencialmente de uma só vez todas as atividades, nem todos os estudantes e servidores. Ainda conforme o IFRS as atividades pedagógicas não presenciais puderam ser aproveitadas para cumprimento de disciplinas no ano passado. Em 2021, o Instituto retomou o calendário acadêmico com ensino remoto. Ou seja, tanto as APNPs quanto as aulas no ensino remoto são considerados efetivo trabalho escolar, da mesma forma que as atividades presenciais. Houve inclusive várias formaturas neste período.