Desde o início da pandemia, os banheiros do Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul, estão fechados. O morador da região, Renato José Almeida, relata que essa questão acaba dificultando a rotina de pedestres e turistas, que, por vezes, recorrem às casas próximas ao local para utilizar os banheiros.
O poder público confirma que os banheiros foram fechados devido à covid-19, assim como em vários outros parques. O diretor de serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Cezar Vacchi, complementa ao afirmar que houve um furto da fiação elétrica que alimenta a iluminação dos banheiros e do museu no ano passado, durante a pandemia.
— Sem energia elétrica é complicado de trabalhar e só quando ela for reestabelecida poderemos reabrir o monumento e, consequentemente, os banheiros também — afirma.
Vacchi explica que os usuários do transporte coletivo usam o sanitário da estação, próxima ao monumento. Esses banheiros do monumento faziam mais parte do complexo da atração turística que hoje está fechada. Tendo em vista a realização da Festa da Uva, que vai ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022, o local será reaberto para a população. O diretor estima que o local será colocado em funcionamento no máximo até dezembro.
— A situação está complicada em relação à energia elétrica, pois da forma como a fiação estava instalada, subterrânea, as pessoas roubam. Esse é um problema enfrentado em outros locais públicos. Estamos pensando em uma possibilidade — destaca Vacchi.
O diretor de serviços afirma que continua sendo feita a manutenção do espaço, a parte de corte, poda e roçada. Além disso, estão sendo adquiridas pela prefeitura câmeras de segurança para serem instaladas no local.