Em comemoração aos 90 anos da Igreja Assembléia de Deus em Caxias do Sul, a igreja realiza nesta sexta-feira um culto com a presença do evangelista caxiense Leandro Alves e apresentação da orquestra de metais da igreja. O culto será às 20h, na sede da Assembleia de Deus, localizada na Rua Pinheiro Machado, n° 3169, no bairro São Pelegrino.
Em Caxias do Sul, a igreja foi fundada pelo missionário sueco e fundador da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul , Gustav Nordlund, em 20 de outubro de 1931. Com o slogan "Semeando a palavra e colhendo almas", a igreja atualmente possui 80 locais de cultos e cerca de 8 mil membros no município.
Além da comemoração na sexta-feira, a igreja também irá realizar apresentações musicais no final de semana no Centro Esportivo Sesi, na Rua Ciro de Lavra Pinto, nº 818, no bairro Interlagos. As apresentações incluem corais e orquestras. O coral jovem terá a presença de mais de 300 jovens, o coral adulto tem a participação de mais de 120 vozes e a orquestra conta com mais de 100 músicos. O evento de sábado ocorre às 19h, enquanto no domingo será às 18h. De acordo com pastor e evangelista, Ronilson Varela Pires, que atua como coordenador da comissão organizadora do evento de aniversário, os corais e a orquestra fazem referência às origens musicais suecas que alicerçam a igreja.
— Nossa igreja é muito conhecida pelo ensino e pela música sacra, músicas orquestradas. Temos feito um relevante trabalho para nossa sociedade e levado a palavra de Deus para a comunidade, nos presídios e nas casas de internação de jovens — explica.
História
Nascido em 6 de junho de 1888, em Björkängs, Gustav Norlund aceitou a Jesus em 1916. Ele chegou ao Brasil em 2 de fevereiro de 1923, acompanhado de sua esposa e seu filho Herbert. Aportaram em Belém do Pará, onde passaram oito meses. De lá, dirigiram-se para o Rio Grande do Sul, onde começaram o trabalho de evangelização em 3 de fevereiro de 1924. Norlund fundou diversas igrejas pelo Rio Grande do Sul, inclusive em Caxias. Atualmente, a igreja do munícipio é presidida por Joel Michel, o 7º presidente de Caxias do Sul