A Escola Municipal de Ensino Fudamental Angelina Sassi Comandulli, que fica no bairro Santa Fé, foi a primeira a receber a campanha de vacinação contra a covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na rede educacional de Caxias do Sul. Entre as 8h30min e 10h, equipes estiveram na escola aplicando a imunização em adolescentes a partir de 12 anos. Eles precisaram apresentar autorização dos pais ou responsáveis exigida para menores de 16 anos. Ao todo, 32 alunos (com idades entre 12 e 16 anos) receberam a primeira dose da Pfizer/Biontech. A ação desta manhã também contemplou alunos da escola Engenheiro Dario Granja Sant Anna, no bairro Santo Antônio. Entre as 11h e o meio dia, 21 estudantes de 12 a 15 anos foram vacinados.
Segundo a SMS, que ainda não divulgou o cronograma completo, a campanha está sendo realizada em escolas da rede municipal com mais de 300 alunos matriculados a partir do 5° ano e, na semana que vem, será ampliada para escolas da rede estadual.
Um ato de responsabilidade
Por volta das 9h30min, alunos da turma de 6º ano formavam uma pequena fila para receber a primeira dose, que foi aplicada na biblioteca. Para eles, a ação ocorreu em meio ao período de Língua Portuguesa, disciplina na qual realizavam exercícios que abordavam um trecho de "O Pequeno Príncipe" (Antoine de Saint-Exupéry). Era a parte em que o personagem principal conversa com uma raposa que lhe diz: "Os homens esqueceram essa verdade. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
E foi em um ato de responsabilidade com a própria saúde e a de todos com quem convive, que Kevin Cristiano Brembati, 12 anos, decidiu tomar a primeira dose da imunização contra a covid-19, sob aval dos pais que o autorizaram para receber a imunização na escola.
— Estava bem ansioso para fazer a vacina. Gostaria que todos se imunizassem para que a gente pudesse a voltar à normalidade. Não dói, eu garanto — disse o aluno, que ficou concentrado no momento da aplicação e surpreendeu-se com a rapidez do procedimento.
Conforme a vice-diretora do educandário, Daiane Marcolin, a parceria para campanha já tinha sido buscada desde a ampliação para os 15 anos, pela preocupação com a cobertura dos estudantes que frequentam a escola.
— Ficamos disponíveis para esta parceria porque queremos voltar à rotina normal de escola, que eles tenham o recreio de novo, que pra eles é algo bem importante, estamos bem felizes com este movimento — afirmou.
A escola como referência
Estudantes da EMEF Engenheiro Dario Granja Sant Anna que não frequentam o turno da manhã ou não estavam presencialmente nas aulas desta semana (em função do escalonamento) também buscaram a vacinação, que ocorreu entre as 11h e o meio dia, também na biblioteca.
Romeu Barbian, 55, acompanhou o filho, João Bento de Aguiar Barbian, 12, que cursa o 6º ano, no turno da tarde.
— A gente podia mandar a autorização com ele, mas achei mais seguro acompanhar. Eu já estou vacinado e disse pra ele também fazer porque é bom — destacou Romeu, que trabalha como motorista.
Conforme o diretor da escola, Gilmar Cerutti, a escola enviou comunicado e orientação referente ao termo de autorização para todos os estudantes do 5º ao 9º ano, com idade a partir de 12 anos.
— Dos 21 vacinados hoje, a maioria são da faixa de 12 e 13 anos que ainda não tinham ido aos postos buscar a imunização e aproveitaram a ação na escola, até pela localização. Do restante, boa parte já está vacinada, por isso não houve uma adesão tão alta — comentou.