A audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (2) em São Sebastião do Caí para discutir o modelo de concessões rodoviárias foi marcada pela contrariedade à proposta apresentada pelo Estado. Organizada pela Câmara de Vereadores do município, o encontro reuniu cerca de 50 pessoas no salão paroquial da Igreja Matriz. Apesar de convidado, o secretário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto, não compareceu e nem enviou representante. Da Assembleia Legislativa estiveram presentes os deputados Issur Koch (Progressistas) e Vilmar Zanchin (MDB).
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cláudio Becker (MDB), as principais reclamações abordaram a possibilidade de instalação de um pedágio no km 4 da RS-122, na localidade de Areião, em São Sebastião do Caí. A praça substituiria o atual ponto de cobrança em Portão, que o Estado pretende desativar por estar em área urbana. A proposta inicial do Piratini era levar o pedágio para Bom Princípio, no km 22,5, mas a ideia gerou reações contrárias porque isolaria bairros da cidade.
Outros pontos considerados negativos, porém, foram abordados na audiência pública. Entre eles, o que os participantes consideram um baixo investimento na rodovia, apesar de ela já ser pedagiada e duplicada atualmente.
— Temos pontos perigosos no trânsito aqui e não se fala em passarela, ciclovia, nada. É concessão por concessão. O pedágio também inviabiliza o comércio, porque recebemos muita gente de municípios vizinhos e o pessoal vai deixar de vir — argumenta Becker.
O plano de investimentos para a RS-122 prevê adequações em retornos, acessos, pontos de ônibus e um viaduto no acesso a Bom Princípio, entre outras ações da região do Vale do Caí.
— Se o pedágio ficasse onde está provavelmente não teria todo esse embate — cogita o vereador.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário Leonardo Busatto disse que houve diversas conversas ao longo dos últimos meses com representantes do Vale do Caí e que os debates serão retomados assim que terminar a análise de todas as solicitações recebidas até agora. Confira a íntegra da manifestação:
"Foram feitas diversas reuniões com os prefeitos e lideranças da região do Vale do Caí durante os últimos meses. Durante o período de consulta pública sempre estivemos à disposição para fazer os debates. Foram mais de duas mil contribuições recebidas que estão sendo analisadas para serem respondidas, inclusive aquelas vindas de São Sebastião do Caí. Inclusive com relação a localização da praça proposta inicialmente, no km 22,6 da RS-122, entre São Sebastião do Caí e Bom Princípio. Assim que concluirmos essa fase de análise, apresentaremos a nova proposta e ficaremos à disposição para fazermos novos debates".