Televisões, óleo de cozinha e exames de raio x. Estes foram alguns dos descartes feitos no drive-thru feito no Dia D do projeto Luz, Cor e Flor, no centro de Caxias do Sul, na manhã deste sábado (11). A iniciativa visa conscientizar sobre o destino correto destes resíduos, ao mesmo tempo que promove o embelezamento da cidade. Em troca, os participantes recebiam mudas de flores.
A ação aconteceu das 9h às 13h, em frente à Casa da Cultura, na Rua Dr. Montaury. O ponto de coleta encheu pelo menos duas caçambas com resíduos como eletrônicos, isopor, raio x, vidros de bebidas, óleo e cápsulas de café. Os servidores da Codeca e voluntários também aproveitavam para orientar a população sobre os cuidados necessários.
— A maior parte das pessoas não sabe onde descartar estes resíduos. A pesquisa que estamos fazendo aqui comprova. Lâmpadas, eletrônicos e isopor estão entre as principais dúvidas — conta Jaqueline Vieira, do grupo de moradores Eco Vida Villagio, que tem por objetivo educar os moradores de seu bairro sobre questões ambientais e que foi convidado para a ação municipal Luz, Cor e Flor.
A iniciativa foi lançada em julho para unir a comunidade em ações pensadas para recuperar a cidade, deixá-la mais limpa, mais humanizada e mais agradável de se viver. O projeto prevê uma força-tarefa que dura 15 dias em cada bairro/região, com a realização de reparos em calçadas, praças, recuperação de sinalização, plantio de flores, poda, entre outras ações.
O primeiro ciclo do programa aconteceu na Zona Norte, ainda em julho. Em agosto, a iniciativa foi até os bairros Fátima, Fátima Baixo e Victorio Trez. Outros bairros serão contemplados nos próximos meses. Em cada localidade, os moradores são convidados a se engajarem e estimulados a perpetuarem este cuidado com o bairro em que vivem.
O Dia D é uma segunda frente do projeto. Nestas datas periódicas, serão feitas ações com intuito de incentivar toda a comunidade caxiense a se envolver no embelezamento da cidade. O ponto central pode ter sido a coleta no Centro, mas o que a iniciativa da prefeitura pretende é espalhar o movimento aos cidadãos que podem realizar ações como plantio de árvores, cuidar dos canteiros ou pintarem suas casas. O pedido é que os participantes divulguem este seu apreço com a cidade nas redes sociais marcando a hashtag #LUZCOREFLOR.