A mobilização para a reforma do Recanto da Compaixão Frei Salvador, que vai abrigar 125 idosos no antigo prédio do INSS, em Caxias do Sul, vai ganhar novos voluntários nas próximas semanas. O prédio no bairro Cinquentenário vai passar por mudanças e as intervenções estruturais e mobília têm custo estimado em R$ 8,3 milhões.
Para ajudar a arrecadar esse dinheiro, o motorista de aplicativo Diogo Cristiano de Farias, que sempre esteve envolvido em ações de voluntariado, criou o projeto Uber Solidário. A ideia, uma parceria com o Projeto Mão Amiga, é instalar pequenos cofrinhos dentro dos carros, ao lado do banco do passageiro.
— Convido a todos os motoristas de Caxias, independente da empresa, para abraçar a causa. Essa ação vai fazer a diferença — explica Farias.
Os cofres, que devem ficar prontos em até duas semanas, terão adesivos com o logotipo do Recanto. Depois que estiverem cheios, vão ser entregues ao Projeto Mão Amiga. Somente os voluntários da entidade terão acesso ao cofre. Para os motoristas que quiserem aderir ao projeto, os cofrinhos vão estar disponíveis para retirada na sede do Mão Amiga.
— É um trabalho de formiguinha, mas eu creio que vai dar tudo certo. Eu já entrei em contato com outros grupos de motoristas e eles se disponibilizaram a ajudar. Eu faço isso de coração porque se a gente quer que o mundo vá bem, nós temos que nos ajudar — acredita.
As obras no Recanto da Compaixão Frei Salvador começaram há dois meses, sendo que o terreno foi cercado e as instalações provisórias estão prontas. De acordo com a arquiteta Vivian Biazus, as próximas etapas incluem a demolição e remoção de resíduos. A previsão é que a obra seja entregue em 10 de novembro de 2023:
— Fiquei muita entusiasmada com essa campanha e com a disponibilidade do Diogo. É uma campanha que traz à tona o senso de comunidade e nos mostra que, com cada um fazendo um pouquinho, podemos atingir grandes metas, como construir obras maravilhosas como esta do Recanto.
Além de buscar recursos públicos por meio de emendas parlamentares, a Associação Mão Amiga começou uma campanha para engajar a comunidade a contribuir com uma mensalidade de R$ 95. Além do boleto digital, a entidade também disponibiliza um carnê físico.
Busca por verbas é constante
Além da arrecadação mensal e do Uber Solidário, também será realizado, no dia 20, a 2ª edição do Noite em prol do Recanto. Confira mais informações sobre esse e outros eventos realizados para arrecadação de verbas na página do Facebook do Recanto da Compaixão.
Também é possível doar por meio transferência ou depósito: Associação Mão Amiga – Recanto, Banco SICREDI 748, agência 0101, Conta 50468-2, pelo CNPJ 11.453.014/0004-20. O Pix também é uma opção para contribuir, por meio do CNPJ 11.453.014/0004-20. Pelo site, é possível fazer o cadastro para ser madrinha ou padrinho do projeto. O contato pode ser feito pelo (54) 98410-0101.