Uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (28) apresentou os resultados da Operação Mata Atlântica em Pé, que fiscalizou 24 municípios gaúchos nos últimos dias. A operação ocorre em diversas áreas do país e tem como objetivo identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos. Pela primeira vez no Estado, a fiscalização de um município foi integrada às averiguações: Gramado, na Região das Hortênsias, identificou supressão irregular em 20,29 hectares do bioma, o que equivalente a 20 campos de futebol.
Conforme o biólogo e fiscal ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, Thiago Henkes, a maior parte das áreas com desmatamento está localizada na Linha 15 e na localidade de Pedra Branca, ambas na zona rural. As áreas foram embargadas, o que significa que a utilização dos espaços para qualquer atividade está suspensa.
— Serão adotadas as medidas administrativas cabíveis e, posteriormente, serão repassadas as informações ao Ministério Público Estadual para prosseguimento das demandas — disse Thiago.
O município ainda contabiliza os valores das multas que serão aplicadas em função dos 20,29 hectares desmatados. Segundo o fiscal da prefeitura de Gramado, os danos na Mata Atlântica estão relacionados, principalmente, à áreas com parcelamento de solo (criação de loteamentos irregulares) e exploração de atividades agrícolas.
Durante as vistorias em Gramado, ocorreu a apreensão de 27 galos de rinha, um alçapão e um ringue, entre outros materiais. Não há informação de pessoas detidas pela prática.
Operação Mata Atlântica em Pé ocorre em 17 estados brasileiros
Essa é a quinta edição da Operação Mata Atlântica em Pé. As ações ocorrem em 17 Estados brasileiros que integram o bioma. No Rio Grande do Sul, foram 24 municípios vistoriados, incluindo, além de Gramado, André da Rocha, Antônio Prado, Casca, Guaporé, Lagoa Vermelha, São Francisco de Paula, Vacaria, entre outros da Serra. Não foram informados dados referentes a essas cidades da região.
Ao todo, foram identificados 335,94 hectares com desmatamento no RS. O valor preliminar de multa pelas supressões irregulares é estimado em cerca de R$ 2,2 milhões.