A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) implanta, a partir desta segunda-feira (6), um projeto piloto que busca melhorar o processo da coleta de resíduos orgânicos na cidade. A mudança será apenas no horário da coleta.
Conforme a diretora-presidente da autarquia, Helen Machado, a empresa enfrenta dificuldades financeiras e também em relação à sua frota - atualmente, a idade média dos veículos da Codeca é de mais de 19 anos. Em função destes fatores, a operacionalização da coleta acaba sendo comprometida e por isso esse projeto entra em testes a partir desta semana.
Ele vai funcionar assim: em alguns locais onde a coleta era realizada pela manhã, entre as 6h30min e 12h, passará a ser na madrugada, da meia-noite às 5h30min. Nestes horários, a Codeca atende a 10 setores com a coleta mecanizada. O teste do projeto será feito no São Ciro e Cruzeiro e envolverá três coletores, um motorista em um caminhão.
— Este projeto surgiu com o objetivo de diminuirmos a concentração de setores no turno da manhã. Hoje temos 22 de manhã e 10 na madrugada. A empresa vem apresentando problemas financeiros e eles trouxeram problemas na operação. Hoje temos, em média, de oito a nove veículos que ficam fora de operação, principalmente no início da manhã, em função de problemas de alta complexidade. Temos 31 caminhões para 22 setores em Caxias, se já saímos sem oito ou nove, não temos margem de segurança para outros imprevisto. Considerando que a frota é antiga e que ficou sem manutenção adequada, a probabilidade de termos indisponibilidade de veículos acaba sendo sempre alta — explica.
Helen ainda acrescenta que, dentro do projeto serão implantadas mais duas fases, beneficiando mais quatro setores da coleta.