Subiu para 10 o número de mortes por complicações da covid-19 em residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Caxias do Sul. O caso mais recente foi confirmado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Municipal da Saúde. Os primeiros cinco óbitos foram divulgados na semana passada e outras quatro mortes na segunda-feira (13).
Segundo a secretaria, ainda há uma pessoa internada. Mesmo assim, como não foram identificadas novas ocorrências de síndrome gripal, o surto na instituição é considerado controlado.
A SMS não confirma o nome da instituição, mas a reportagem apurou que se trata do Residencial Geriátrico São Luiz (chamado anteriormente de Residencial Santa Catarina), localizado no bairro Madureira.
Após a identificação do surto, a secretaria informou que realizou a testagem dos moradores e também das equipes de trabalho e reforçou as orientações de isolamento daqueles que apresentavam sintomas de síndrome gripal bem como de todos os cuidados de prevenção ao contágio. Os moradores residentes da casa - e de outras ILPs do município - também receberam a terceira dose da vacina Pfizer/Biontech, indicadas para pessoas de 60 anos ou mais.
A pasta reforça que, mesmo após a vacinação, é essencial que todas as medidas sejam rigorosamente mantidas, pois o vírus ainda pode ser transmitido.