A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul confirmou, no início da noite desta segunda-feira (13), a morte de mais quatro idosos residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em virtude da Covid-19. Com isso, já são nove as vítimas em decorrência do surto na instituição.
A SMS não confirma o nome da instituição, mas a reportagem apurou que se trata do Residencial Geriátrico São Luiz (chamado anteriormente de Residencial Santa Catarina), localizado no bairro Madureira.
Segundo informações da nota divulgada pela SMS, os pacientes haviam recebido duas doses da vacina e foram hospitalizados nos últimos dias, mas não resistiram às complicação do Covid-19 e vieram a óbito. Apenas uma pessoa da instituição de longa permanência segue hospitalizada.
Ainda de acordo com a SMS, como não foram identificadas novas ocorrências de síndrome gripal, o surto é considerado controlado. A secretaria informou que realizou a testagem dos moradores e também das equipes de trabalho e reforçou as orientações de isolamento daqueles que apresentavam sintomas de síndrome gripal, bem como de todos os cuidados de prevenção ao contágio.
A Secretaria da Saúde reforça que, mesmo após a vacinação, é essencial que todas as medidas sejam rigorosamente mantidas, pois o vírus ainda pode ser transmitido.