A ampliação da vacinação contra a covid-19 levou adolescentes de 17 anos a procurarem a primeira dose nas UBSs de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira (15). A partir das 10h, além dos adolescentes, a imunização também estava indicada para os idosos com 75 anos ou mais, que receberam a segunda dose, de qualquer laboratório, até o dia 15 de março, em formato drive-thru nos pavilhões da Festa da Uva.
O ponto não registrou grandes filas durante a manhã. Pouco antes do início da aplicação, cerca de 10 carros aguardavam no local. O acesso inicial teve formação de filas curtas em cada estação, mantendo depois a média de um carro em cada uma. Guilherme Diego de Souza dos Santos, 17 anos, foi um dos adolescentes vacinados na ação.
— Tem que fazer pra poder me proteger e no drive-thru foi bem rapidinho. Estou me sentindo bem de boa, bem mais tranquilo — afirmou o adolescente, que mora no bairro Pioneiro e foi até o local de carona com o pai, Moisés Diego dos Santos, 34.
— Sou metalúrgico, trabalho até as 3h, então aproveitei a folga da manhã pra trazer ele — completou o pai.
A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de que a procura pela vacinação pudesse aumentar à tarde, algo que já começou a ser identificado em alguns pontos logo após o meio dia, segundo a assessoria da pasta, especialmente em unidades próximas das escolas, onde os adolescentes estavam pela manhã. A SMS destaca a importância de os jovens procurarem fazer a vacina o quanto antes, pois a imunização é uma importante estratégia de combate à pandemia.
Movimento tranquilo pela manhã nas UBSs
Por volta das 9h o movimento ainda era baixo em UBSs como a Cristo Operário e a Cruzeiro. Nem mesmo o horário, que coincide com o período de aula de muitos adolescentes, não impediu que 10 estudantes do 3° ano do Ensino Médio do Cetec comparecessem à UBS Cruzeiro para se imunizarem. Elas estão indo às aulas presencialmente, mas disseram que foram liberadas pela escola.
— A gente decidiu se vacinar em grupo, porque é um momento especial pra todas nós, já que ficamos muito tempo sem nos ver — explica Luiza Périco Borges, 17 anos.
A estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Imigrante, Emilly Maciel Machado, 17, também buscou a vacina na UBS Cruzeiro. Ela ainda não retornou ao ensino presencial:
— A vacina é muito importante pra podermos voltar à rotina normal. Espero que todos venham se vacinar logo para a gente poder voltar ao normal o mais rápido possível e com segurança.
Ela foi até o ponto de vacinação com a mãe, Lilian Maciel da Silva, 37, que também deu carona para uma amiga da filha.
— É uma questão de gratidão porque ela já pegou covid-19 e não poder abraçá-la foi horrível. Só um pai sabe a dor que é não poder abraçar um filho em um momento de dor. Se eu pudesse, teria dado as minhas doses pra que ela pudesse se imunizar antes de mim — declarou a mãe.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendonza, que fica ao lado da UBS Cruzeiro, os estudantes de 17 anos serão liberados no último período para fazerem a vacina. Segundo a direção, o mesmo vai ocorrer na quinta-feira (16) com os estudantes de 16 anos. A escola conta com cerca de 50 alunos destas faixas etárias matriculados.
Vacinação nesta quarta em Caxias
PRIMEIRA DOSE
Para quem: adolescentes de 17 anos, sem comorbidades.
Onde: unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; também disponível nas unidades básicas de saúde Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo Serrano, das 8h às 15h. Os postinhos do Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, tem oferta das 8h às 19h. Também é possível se vacinar no drive-thru dos Pavilhões da Festa da Uva, que ocorre das 10h às 19h.
Para quem: pessoas de 18 anos ou mais, sem limite de idade.
Onde: unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; UBSs Centro de Saúde e Rio Branco, das 8h às 15h.
SEGUNDA DOSE
AstraZeneca: para quem fez primeira dose dia 25 de junho ou antes.
CoronaVac: para quem fez a primeira dose dia 18 de agosto ou antes.
Pfizer: para quem fez a primeira dose dia 23 de junho ou antes.
Onde: nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro, das 8h às 15h. Também disponíveis nas unidades básicas de saúde Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, das 8h às 19h.
TERCEIRA DOSE
Para quem: idosos de 75 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 15 de março.
Onde: unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; e unidades básicas de saúde Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h. Os postinhos Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon ofertam das 8h às 19h. Os idosos também podem receber a terceira dose no drive-thru dos Pavilhões da Festa da Uva, das 10h às 19h.