A Diocese de Caxias do Sul se despede de dois padres da Serra neste sábado (21). Leonel Mário Pergher, 92 anos, estava internado no Hospital da Unimed em Caxias, e Sérgio Luís Minossi, 59, estava hospitalizado na Santa Casa, em Porto Alegre. Os dois morreram na sexta-feira (20).
O padre Leonel Mário Pergher era natural de Farroupilha, mas atualmente residia na Casa do Padre em Caxias do Sul. Ele atuou por duas vezes como vigário-geral na Diocese de Caxias. O sepultamento será no cemitério central de Farroupilha.
Já o padre Sérgio Luis Minossi era natural de Nova Bassano. Em Caxias, ele era vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família. O sepultamento ocorreu na Paróquia São Tiago e Nossa Senhora de Fátima, de Nova Araçá.
Os dois padres deixam um profundo testemunho de fé e serviço ao Povo de Deus, segundo nota da Diocese de Caxias.
Saiba mais sobre os dois padres
Leonel Mário Pergher
Leonel Mário Pergher nasceu em 21 de novembro de 1928, em Farroupilha. Ele era filho de José Pergher e Rosa Tamanini Pergher. Em 1942, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, prosseguindo os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Central de São Leopoldo. Foi ordenado sacerdote por dom Benedito Zorzi, em 8 de dezembro de 1954, na capela do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul.
Ao longo de 66 anos de vida sacerdotal, atuou como coadjutor na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul l, em 1959, e no mesmo ano como auxiliar na Paróquia São José, em Cambará do Sul. Foi professor no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, coadjutor na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, e de 1964 a 1976 foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado.
Em Caxias ainda atuou como coordenador diocesano de pastoral de 1976 a 1980, foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul por dois períodos (de 1989 a 1996 e 2004 a 2007). Também foi capelão do Círculo Operário Caxiense e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Galópolis. Atuou ainda como auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha de 2007 a 2019.
Sérgio Luis Minossi
Sérgio Luis Minossi era filho de Adelar Reymundo Minossi e Mercedes Lucheta Minossi. Ele nasceu em 28 de maio de 1962, em Nova Bassano. Em 1976 ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Na época, residia no Seminário Maior São Lucas, em Viamão.
Foi ordenado diácono em 30 de julho de 1988, na comunidade São José, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha, e recebeu a Ordenação Sacerdotal em 8 de dezembro de 1988, por Dom Paulo Moretto, em Nova Araçá.
Em uma trajetória de 32 anos de vida sacerdotal atuou como pároco das Paróquias São Francisco de Paula e Nossa Senhora das Graças – Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula, e também na Paróquia Santa Maria do Belo Horizonte, em Cazuza Ferreira. Foi pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, em Farroupilha e da Santo Antônio, no bairro Cinquentenário, em Caxias. Desde fevereiro era vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família.