A imunização contra a covid-19 chegará a pessoas de 18 anos na próxima quarta-feira (25) em Caxias do Sul e deve atingir as principais cidades da Serra até o final desta semana com a chegada de novas doses de imunizantes ao Rio Grande do Sul (veja mais abaixo). Isso não significa, no entanto, que toda a população adulta do maior município da região estará imunizada com uma dose neste dia, conforme é a expectativa do governo estadual. E muito menos que a vacinação estará encerrada. Além da oferta dos imunizantes, outros fatores são decisivos para o atingimento da meta: a conscientização e a agilidade da população na busca pela vacina.
A secretária da Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, observa que um dos comportamentos do público mais jovem é o não imediatismo pela primeira dose, o que reflete no alcance da imunização por faixa etária e, consequentemente, na proteção dos moradores. Para se ter uma ideia, por exemplo, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, 40% da população de 20 a 24 anos foi imunizada com uma dose até a manhã deste domingo (22), em Caxias. Por outro lado, 61% do público de 25 a 29 recebeu pelo menos uma injeção do imunizante.
— A população mais jovem, como é economicamente ativa e tem outros compromissos e prioridades, acaba deixando para se vacinar quando é mais cômodo. Percebemos, então, que demoramos mais para atingir a totalidade da faixa etária. Não é que as pessoas não estão indo se vacinar, mas não estão indo de forma imediata — aponta a titular da SMS.
Na corrida contra o tempo e para atender as características do público abaixo dos 25 anos, a SMS planeja abrir novos pontos de vacinação ao longo desta semana, focando ainda mais nos interesses dos jovens. Daniele adianta que serão disponibilizados ao menos dois novos endereços, nos estádios Centenário e Alfredo Jaconi. Até a semana passada, além das unidades básicas e vacinadoras, a população podia buscar o imunizante em 10 pontos extras.
— A gente está planejando uma série de ações nos próximos dias para, justamente, mobilizar essa faixa etária mais jovem. Temos que ir aonde o público jovem está, onde ele se identifica. É uma população que dificilmente vai faltar trabalho para ir se vacinar. Eles (jovens) vão em horários, dias e locais que sejam convenientes, diferentemente dos idosos, que estão em casa, geralmente, e podem ir com mais facilidade nas UBSs — explica a secretária.
A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul é que em até 15 dias após a abertura da faixa etária dos 18 anos, cerca de 80% deste público tenha se imunizado com pelo menos uma dose da vacina.
— Quanto antes a gente atingir a cobertura vacinal, mais rápido vamos pensar a voltar numa normalidade. Sabemos que o controle total da covid-19 nós não teremos, mas a vacinação é a nossa grande saída. Precisamos de uma imunização de rebanho, como chamamos. A pressa é nossa — finaliza Daniele Meneguzzi.
Caxias, por faixa etária
Confira abaixo a porcentagem de pessoas que recebeu a primeira dose em Caxias do Sul, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na manhã deste domingo (22):
:: 18 a 19 anos — 12%
:: 20 a 24 anos — 40%
:: 25 a 29 anos — 61%
:: 30 a 34 anos — 67%
:: 35 a 39 anos — 75%
:: 40 a 44 anos — 79%
:: 45 a 49 anos — 84%
:: 50 a 54 anos — 87%
:: 55 a 59 anos — 90%
Novas doses e chegada aos 18 até o final da semana
Além de Caxias do Sul, as cidades mais populosas da Serra devem avançar até a faixa dos 18 anos até o fim desta semana, com a chegada de novas doses de vacinas ao Rio Grande do Sul. Neste domingo (22) estavam previstas para desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, 198.570 imunizantes. Pela manhã, chegaram 92,1 mil doses da CoronaVac e, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), estava prevista uma nova carga de mais 106,47 mil da Pfizer no início da noite. Segunda-feira (23), mais 222,5 mil doses da AstraZeneca chegam ao Estado.
Com isso, dificilmente a meta do governador Eduardo Leite de vacinar toda a população com pelo menos uma dose até quarta-feira (25) será batida. Gramado e Canela, por exemplo, só estão prevendo atingir este público na quinta-feira (26). Outras cidades devem definir o cronograma assim que tiverem acesso às novas doses. Um levantamento da SES aponta que 358 municípios do Estado já estão vacinando jovens entre 18 e 22 anos.
Em Bento Gonçalves, que alcançou o público maior de idade na última sexta-feira (20), a Secretaria de Saúde irá se reunir nesta segunda-feira (23) para definir um novo calendário de imunização para quem não conseguiu fazer a primeira dose. No mesmo dia, serão divulgados os locais.
Panorama na região
Bento Gonçalves
:: Iniciou a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais na última sexta-feira (20) e definirá nesta segunda (23) o cronograma para quem ainda não conseguiu receber a aplicação.
Farroupilha
:: No sábado (21), vacinou os nascidos em 2000 e entre os meses de janeiro a junho de 2001. Com o recebimento de novas doses, deve avançar nos próximos dias ao último grupo. Nesta segunda (23), aplica segundas doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer para quem precisa receber a injeção até no máximo 23, 24 ou 25 de agosto. As doses estarão disponíveis no Salão Comunitário Luterano, no bairro Do Parque, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
Flores da Cunha
:: A cidade vacina nesta segunda (23) pessoas de 23 (18h às 19h), 22 (19h às 20h) e 21 anos (20h às 21h), no Salão Paroquial. As últimas faixas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Gramado
:: Com a chegada de novas doses, a prefeitura atingirá a faixa dos 18 anos na próxima quinta-feira (26). Conforme cronograma, na terça (24), moradores com 26 anos ou mais recebem a primeira dose. Na quarta-feira (25), o salto é para os 22 anos ou mais e, na quinta (26), para a última faixa elegível.
Canela
:: Também pretende chegar à faixa dos 18 anos na quinta-feira (26), conforme a prefeitura, com a chegada das doses de sábado e desta semana.
Vacaria
:: Nesta segunda (23) aplica a primeira dose para pessoas de 20 anos ou mais que agendaram a imunização, no Centro Dom Orlando Dotti. Durante a semana, deve divulgar datas para os últimos grupos.
Serviço em Caxias
Primeira dose
:: O quê: primeira dose da vacina contra a covid-19.
:: Quando: segunda-feira, 23 de agosto
:: Para quem: pessoas de 20 anos ou mais.
:: Onde: nas UBSs Campos da Serra, Cinquentenário, Cruzeiro, Criúva, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima, Fazenda Souza, Madureira, Reolon, Santa Lúcia do Piaí, Vila Ipê, Vila Cristina, Vila Lobos, Vila Oliva e Vila Seca, além da UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro.
:: Importante: não haverá aplicação em pontos extras nesta segunda-feira.
Segunda dose
:: O quê: segunda dose da vacina contra a covid-19.
:: Quando: de segunda-feira, 23, até sexta-feira, 27.
:: Recomendação: ir na data anotada na carteira de vacinação.
:: AstraZeneca: disponível em todas as UBSs e UBVs.
:: CoronaVac: disponível nas UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro.
:: Pfizer: disponível nas unidades Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro.