Morreu neste domingo (29), em Caxias do Sul, Vilson Toscan, 60 anos. Ele era integrante do grupo teatral Miseri Coloni desde 1990 e apresentou por muitos anos o programa Cancíonissima, na Rádio São Francisco, ao lado de Arcangelo Zorzi Neto e Nadir Tonus. Toscan estava se recuperando em casa de um AVC que sofreu há alguns dias. Neste domingo, ele teve novas complicações de saúde e faleceu em casa.
Natural de Nova Pádua, Toscan foi tema de uma reportagem do Pioneiro em 2015. À época, ele relatou a emoção de encontrar suas raízes italianas durante uma turnê do grupo Miseri Coloni pela região do Vêneto, em 1994. Foi lá que ele encontrou e trocou cartas por muitos anos com o parente italiano Sabino Toscan.
— Não fomos criados juntos, mas quando o achei, encontrei minhas raízes na Itália. Chorei durante dois dias seguidos — relatou Toscan à reportagem, na época.
Atualmente, ele estava aposentado, mas havia se dedicado à profissão de representante farmacêutico. Toscan deixa a esposa Elaine e os filhos Stefano e Ornella, além de muitos amigos:
— Era uma pessoa muito alegre, que estava sempre contando causos e cantando. Era uma pessoa muito disposta. Adorava cozinhar depois dos nossos encontros com o grupo. Nesses últimos anos, se relacionou fortemente com a família da Itália. Inclusive, estava com um projeto de gerenciar um restaurante lá, depois que passasse a pandemia — diz o amigo e presidente do grupo teatral Miseri Coloni, João Tonus.
Toscan será velado a partir das 20h deste domingo, na capela A do Memorial São José de Caxias do Sul. A cremação está marcada para as 15h de segunda-feira (30).