O encurtamento do prazo para aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer — imunizantes contra a covid-19 — ainda não está vigente nos municípios da Serra abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). De acordo com a titular, Cláudia Daniel, a Secretaria Estadual de Saúde ficou de emitir, na manhã desta terça-feira (13), uma nota técnica que norteará os municípios na organização do novo formato adotado como forma de prevenção à variante Delta, que está em investigação no Estado.
Conforme anunciado pela SES, a AstraZeneca e a Pfizer terão intervalo reduzido de 12 semanas para 10 semanas. A medida vale para todos que já receberam os imunizantes e para os futuros vacinados. Não haverá alteração para a CoronaVac, que permanece com 28 dias entre as aplicações. A Janssen é de apenas uma injeção.
— Aguardamos a elaboração da nota técnica porque ela poderá envolver, ainda, outras questões como a ampliação da vacinação em adolescentes com comorbidades — afirma a coordenadora.
Novo lote chega nesta quarta-feira
Segundo Cláudia, para cumprir o novo prazo de aplicação da segunda dose, a maioria dos municípios depende do recebimento de novas doses. Ela afirma que um lote de AstraZeneca previsto para o dia 23 será antecipado para esta quarta-feira (14), porém não sabe quantas doses serão destinadas à região.
— Vamos ver como fica a questão logística também, porque receberemos doses de vacina contra a Influenza na quinta-feira (15), pode ser que mude algo para que os municípios não precisem buscar demanda duas vezes. Ainda estamos clareando tudo isso — completa a coordenadora.
Vacinação em Caxias do Sul
A secretária municipal de Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, afirmou nesta manhã que a cidade também aguarda nota técnica estadual para definir como se dará a aplicação dos imunizantes nos próximos dias. Por enquanto, o município segue o cronograma que estava previsto, aplicando primeira dose contra a covid-19 em pessoas com 38 ou mais, nesta terça e quarta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Vacinação (UBVs), exceto a São Vicente.