Confeccionar bolsos, zíperes, pences, golas, colarinhos, acabamentos, bainhas e franzidos. Estas serão algumas das técnicas das quais 12 alunos poderão praticar diariamente a partir da próxima segunda-feira (26), em Caxias do Sul.
A capacitação gratuita é possível por conta do serviço prestado pelo Banco do Vestuário, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Além disso, em agosto, uma nova turma dará a largada para o curso conhecido por ser o carro-chefe do espaço: noções básicas de costura, que neste ano irá funcionar com um viés diferente porque será destinado ao público de imigrantes que residem em Caxias.
O calendário com as novas oficinas reforça que o trabalho da instituição voltou com fôlego. Com aulas suspensas há cinco meses por conta da pandemia, as novas turmas reabrem gradativamente. O curso que se inicia na próxima segunda-feira terá duração de 10 dias e funcionará no turno da manhã - na sede do Banco do Vestuário, localizada na Rua Francisco Camatti, nº 792, no bairro Madureira.
A turma havia começado em fevereiro, mas após três encontros deixou de acontecer por conta da então definição por bandeira preta, sistema que media o contágio por coronavírus no Rio Grande do Sul. Alguns dos matriculados desistiram, mas as vagas foram preenchidas rapidamente. Também faz parte da retomada dos trabalhos uma formatura que ocorrerá na próxima quarta-feira (28). Uma turma de oito alunos irá concluir o curso de Modelagem após dois meses de dedicação.
O Banco poderia ofertar ainda mais oportunidades, segundo explica a gerente de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da pasta municipal, Daniela Barbosa Maino, caso obtivesse apoio para a contratação de profissionais.
— Nossa maior demanda sempre é o pagamento do professor (hoje há cinco que são acionados sempre que uma turma é montada). Queremos alinhar o máximo possível do que as empresas do setor precisam e o público que a gente irá formar. Estamos sempre ajustando e selando parcerias para que novas turmas sejam formadas, mas nosso propósito seria de que todos os dias tivessem oficinas nos turnos da manhã e tarde. Infelizmente nossos recursos não são suficientes — afirma Daniela.
Segundo ela, há propostas para que empresas, que necessitam de mão-de-obra, invistam nos custos com os professores atuantes no Banco.
— Podemos, inclusive, montar um curso conforme a demanda da empresa — propõe.
O Banco do Vestuário é mantido com recursos da prefeitura e funciona em três salas equipadas com cerca de 30 máquinas de costura. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni, destaca a ação social e econômica presente no trabalho da instituição.
— Estamos retomando e avançando com os projetos. Empresas e entidades demonstram muito interesse. Colocamos as máquinas em dia e estão todas em funcionamento. Também estamos entregando materiais para setores da sociedade. Na semana passada foram entregues moletons para a Escola Basílio Tcacenco (municipal) — diz Gianni ao citar que o Banco também enviou 250 roupas íntimas para a ala feminina de Penitenciárias na última semana.
O Banco do Vestuário foi implantado em 2009 com atuação da Fundação Caxias. Em 2017, servidores do município passaram a dar suporte diário à iniciativa e com abertura para o foco de empregabilidade e capacitação para o mercado de trabalho. De acordo com dados do Banco, 4.556 pessoas já foram capacitadas com as oficinas desde 2009.
De acordo com Daniela, além das oficinas tradicionais, o espaço também conta com uma ação em parceria com a ONG Moradia Cidadania, criada por funcionários da Caixa Econômica Federal. Com a iniciativa, voluntários confeccionam peças necessárias para doações à sociedade em troca de utilizar o maquinário para uso pessoal.
— Precisávamos que as pessoas pudessem dar continuidade ao conhecimento e queríamos produzir peças para serem doadas, bem como, ter um espaço colaborativo para que quem ajudasse também pudesse utilizar para fazer as suas próprias peças. Assim, os voluntários escolhem um dia da semana para ir e produzem o que precisamos — explica Daniela.
Conheça os principais projetos do Banco:
:: Noções Básicas de Costura
:: Técnicas de Costura
:: Modelagem
:: Voluntários - programa em parceria com a ONG Moradia e Cidadania que permite o uso das instalações após confecção de peças para serem doadas.
:: Oficinas de artesanato
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3901-1457.