A Serra gaúcha aguarda a chegada de novos lotes de imunizantes para avançar na vacinação por faixa etária com a primeira dose. Entre terça (27) e quarta-feira (28), o Rio Grande do Sul recebeu 63,4 mil doses da AstraZeneca, disponibilizadas pelo Consórcio Covax Facility, 156,5 mil doses da CoronaVac e 114.660 doses da Pfizer.
Após a chegada ao Estado, uma parcela dessas doses será encaminhada à Serra gaúcha, por meio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). De acordo com a titular da 5ª CRS, Claudia Daniel, o novo lote vai chegar na quinta-feira (29), às 16h, quando começará a distribuição aos 49 municípios abrangidos pela coordenadoria. Ao todo, a Serra receberá 12.020 doses da CoronaVac e 14.268 da Pfizer.
Com a chegada dos imunizantes, os municípios serão capazes de avançar na vacinação com a primeira dose, pois, atualmente, muitos estão aplicando a apenas a segunda dose ou concentram a vacinação com a primeira dose nos adolescentes com comorbidades e grávidas de 12 e 17 anos.
Caxias do Sul, por exemplo, aguarda a confirmação da data de chegada para organizar a logística e definir as faixas etárias que serão vacinadas. Enquanto as tão esperadas novas doses não chegam, o município está vacinando quem tem 34 anos ou mais, até esgotarem as doses. Segundo a SMS, não há mais doses disponíveis nas unidades dos bairros Pioneiro, Planalto, Rio Branco, Salgado Filho, São José e Século XX.
Quanto à segunda dose, Caxias do Sul antecipa a aplicação da AstraZeneca/ Oxford nessa quinta-feira, para quem se vacinou até o dia 20 de maio. Já a segunda dose da Coronavac será aplicada até sexta-feira, dia 30, para quem se vacinou entre 28 de junho e 2 de julho.
Bento Gonçalves
Após a aplicação da primeira dose em pessoa de 31 anos ou mais, Bento Gonçalves suspendeu a vacinação por faixa etária. No momento, estão sendo vacinadas com a primeira dose, por agendamento, somente gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A segunda dose está sendo aplicada normalmente no Espaço do Idoso.
Canela
Quem também suspendeu a imunização com a primeira dose, foi a cidade de Canela, devido à falta de imunizantes. O calendário será retomado com a chegada de novas doses. O município também está aplicando a primeira dose apenas para adolescentes com omorbidades, gestantes adolescentes e adultas e puérperas. A vacinação deste público ocorre nas terças e quintas-feiras, das 8h às 15h, no Centro de Feiras.
Gramado
O município se planeja para vacinar pessoas de 33 anos ou mais na quinta-feira e pessoas de 30 anos ou mais na sexta-feira (30). Por enquanto, em Gramado, estão sendo vacinadas com a primeira dose os adolescentes que possuem comorbidades, deficiências ou gestantes na faixa etária dos 12 ao 17 anos. Para receber o imunizante as pessoas devem se dirigir a ExpoGramado.
Farroupilha
O município de Farroupilha tem a primeira dose disponível apenas para quem tem 34 anos ou mais e não pode se vacinar ainda. Para receber o imunizante, a pessoa pode se deslocar a qualquer posto de saúde do município.
Vacaria
Nesta semanam, em Vacaria, estão sendo imunizadas pessoas com 33 anos ou mais. Para ser vacinar em Vacaria, deve ser realizado o agendamento pelo telefone do posto de saúde mais próximo ou pelo telefone central de todas as unidades:(54) 3231-5430.
Flores da Cunha
Nessa quarta-feira (28), Flores da Cunha está vacinando com a primeira dose as pessoas de 35 anos ou mais. A segunda dose está disponível para pessoas com comorbidades que receberam a primeira aplicação até o dia 15 de maio. Ambos os públicos estão sendo imunizados no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.