Responsabilidade é palavra que não assusta a fisioterapeuta Bianca Fabro Ott. Mas nem o dia a dia desafiador na UTI de enfrentamento à Covid-19 no Hospital do Círculo, onde trabalha, a fez encarar com mais naturalidade o anúncio de que ela será uma das princesas da Festa da Uva 2022. Primeira soberana a ter o nome anunciado na cerimônia de quinta-feira, no UCS Teatro, Bianca ficou sem palavras por alguns instantes. E na manhã desta sexta-feira, ela ainda tentava administrar o turbilhão de emoções.
- Nós chegamos em casa e ficamos conversando, sem que caísse a ficha. Fomos dormir quando já estava amanhecendo e posso dizer que a ficha não caiu - conta a representante do Círculo Saúde, que voltou a morar com os pais, Rosano e Rosane, após um ano morando sozinha para protegê-los do contágio pelo coronavírus.
Foi no apartamento da família, em São Pelegrino, que Bianca e seus pais receberam a reportagem na manhã seguinte à coroação. O sentimento de alegria se mistura com a emoção de fechar um ciclo árduo, de conciliar trabalho com os compromissos do pré-concurso.
- O momento delicado fez minha equipe de trabalho se unir muito e passar a torcer muito um pelo outro. Ontem (quinta) ele organizaram os pacientes e conseguiram ligar uma telinha para assistir o desfile. Recebi tanto incentivo ao longo do último ano que, caso em algum momento o cansaço me fizesse pensar em desistir, acho que eles me empurrariam para o palco - brinca a princesa, que é formada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) .
Além de responsabilidade, Bianca usa a palavra desafio para se referir ao que vem daqui para a frente. Pensar que a partir de agora ela será um dos rostos e uma das vozes a divulgar a Festa, que irá ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março do ano que vem, faz a voz embargar. Mas aí entra a palavra de confiança dos pais. Para Rosano, que é bancário, tão gratificante quanto ver a filha entre o trio de soberanas da Festa é notar o quanto o concurso é capaz de transformar a todas as candidatas:
- Nada é mais bonito do que pegar as primeiras entrevistas e ver o quanto todas evoluíram ao longo do concurso. Como elas falam com propriedade, com postura, oratória, dicção, conhecimento. A Festa faz um trabalho muito sério na preparação das candidatas. E o mais importante é isso: ver quem tu eras como entrou e quem tu és quando estás saindo.