Suspensas desde 19 de maio, as aulas na maioria das escolas dos municípios dos Campos de Cima da Serra foram retomadas nesta segunda-feira (5). A determinação para suspensão nas instituições municipais era válida para nove dos 10 municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) - Ipê não aderiu à paralisação dos encontros e seguiu com as aulas nas escolas desde maio.
Vacaria, maior município da região, começou a retomada das aulas presenciais em 23 de junho para alunos da Educação Infantil de 2 e 3 anos. Nesta segunda-feira, os encontros voltaram a ocorrer para as crianças de 4,5 e 6 anos, além dos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando toda a rede municipal.
— Mesmo diante de um cenário de pandemia, cremos que se faz mais que necessário o início da volta as aulas, os professores são uma classe trabalhadora de suma importância para o crescimento educacional e estabilidade de nossas famílias — disse a secretária da Educação, Simone Boeira, por meio de nota à imprensa.
Além de Vacaria, as aulas presenciais foram retomadas nas instituições municipais de Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra e São José dos Ausentes.
Ipê teve aulas suspensas apenas por dois dias
Em Ipê, as aulas presenciais voltaram em 3 de maio e seguem ocorrendo desde então. Segundo a secretária da Educação e Cultura, Anita Magero Conte, neste período, apenas uma escola precisou ser fechada por dois dias após a diretora testar positivo para a covid-19.
— Não tivemos nenhum surto nas escolas, foram situações isoladas. Teve um aumento de casos na cidade na metade de maio, mas não consideramos que o motivo foi a volta às aulas — comenta a titular da pasta.