Pelo menos 24 municípios gaúchos registram suspensão total ou parcial de aulas presenciais nas redes municipais, estadual e privada pelo agravamento da pandemia e devido a escolas que fecharam as portas por casos de coronavírus em professores e alunos. Na região das Missões, a interrupção das atividades atinge São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Rolador, Santo Ângelo, Porto Xavier e Bossoroca.
— Precisamos suspender as aulas por causa do aumento muito grande de casos de coronavírus na região — relata o prefeito de Dezesseis de Novembro, Johnni Ramão Lombaldo Bocacio.
— Era para ter começado no dia 10 de maio, mas decidimos suspender a retomada pelo aumento de casos — conta o prefeito de Rolador, João Alberto Aquino Gomes.
Nos Campos de Cima da Serra, a associação que representa os municípios decidiu suspender as aulas presenciais a partir de quarta-feira (19) nas 10 cidades que fazem parte da entidade: Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.
Em Carazinho, aulas presenciais foram suspensas nas redes pública e privada do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, estando liberado somente o comparecimento em escolas na Educação Infantil.
Já em Rio Grande, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo, há suspensões de aulas presenciais pontuais em escolas que registram casos de coronavírus em professores e alunos.
Estas informações foram apuradas com a ajuda dos leitores.