Das 140 vagas de acolhimento a pessoas em situação de rua, nas três casas de passagem da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, 12 ainda encontravam-se disponíveis no início da manhã desta terça-feira (29), que registrou temperatura de 0,1°C. A Hospedagem Solidária, ação voluntária que também acolhe esta população, atendeu a 29 pessoas, sendo que a capacidade máxima de 35 já foi atingida em outras noites desde que o projeto abriu as portas, em maio deste ano.
A disponibilidade de vagas não significa que pessoas não tenham passado a noite desabrigadas em Caxias do Sul. Segundo a FAS, o plantão da abordagem social, que funciona a partir das 22h, recebeu dois chamados durante esta madrugada. Um deles no Centro, no qual o indivíduo não foi localizado, e outro no bairro Cruzeiro, onde o homem não quis ser encaminhado.
— Temos atuado com a abordagem social no sentido de encaminhar essas pessoas para onde ainda tenha vagas, mas algumas se recusam e manifestam o desejo de permanecer onde estão — afirma a presidente da FAS, Katiane Boschetti.
Como ajudar?
De acordo com a entidade, a abordagem social ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e também conta com regime de plantão. O serviço pode ser solicitado pela comunidade pelo (54) 9 8403-8864.
Ainda segundo a FAS, peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho estão sendo destinadas às pessoas acolhidas nas casas de passagem.