O Comitê de Crise de Caxias do Sul definiu quais as medidas devem ser alteradas na cidade, a partir da decisão da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), nesta segunda-feira (14), de adotar os protocolos variáveis do governo do Estado. Será liberado que as pessoas sirvam-se sozinhas nos bufês, sem obrigatoriedade do uso de luvas, mas com a exigência de controle por parte de funcionários. Será permitida a música ao vivo nos estabelecimentos, com até dois músicos e distanciamento do público. Além disso, haverá novas regras para realização de eventos. Entre elas, aqueles com público máximo de 70 pessoas não necessitarão mais de autorização do Comitê Regional para ocorrerem. Os corporativos poderão ser realizados com público maior.
— O modelo em que as pessoas se servem, higienizando as mãos e com barreira de acrílico é melhor, aglomera menos gente. Na questão da música, vamos colocar regramento de distanciamento dos músicos do palco ou barreira de proteção, onde não for possível a distância, e vamos voltar a autorizar. E os eventos, vão regrar, não proibir, aqueles com maior número de pessoas — explicou o diretor de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto.
A prefeitura considera a situação atual da pandemia, que de acordo com a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, é estável, mas em patamar elevado de internações em unidades de terapia intensiva e enfermarias clínicas, o que exige a continuidade de protocolos de prevenção, como distanciamento controlado, uso de máscaras e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
— Não é possível liberar tudo como alguns setores estão preconizando — disse, por meio de nota, o prefeito Adiló Didomenico.
O decreto com o detalhamentos das medidas será publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial do Município.