A menos de uma semana para o fim da Campanha do Agasalho de Caxias do Sul, a Fundação Caxias pede o apoio da comunidade para aquecer o inverno de milhares de famílias da cidade. Embora o recebimento de peças doadas esteja em ritmo um pouco mais lento que o esperado, os idealizadores estão otimistas para a reta final da ação, que termina no próximo domingo, dia 20.
Até sexta-feira (11), a campanha contabilizava 93.240 peças arrecadadas - destas, 82.120 já foram encaminhadas às entidades. A arrecadação começou no dia 8 de maio, com a retomada da tradicional ação na Praça Dante Alighieri.
Paulo Poletto, presidente da Fundação Caxias, acredita que ações solidárias paralelas, criadas em virtude da pandemia, podem ter contribuído para uma menor adesão à campanha nesta edição.
— Não que isso seja ruim, claro. Não sei se vamos chegar ao mesmo volume do ano passado (quando cerca de 150 mil peças foram recebidas e encaminhadas), mas vamos chegar próximo, sim, temos esperança. Por isso, estamos pedindo que a população faça um esforço. Quem ainda tem algo para doar, que entregue nos pontos de arrecadação ou diretamente na Fundação — solicita Poletto.
Podem ser doados agasalhos em bom estado de conservação masculinos, femininos e infantis, além de calçados, cobertores e mantas. As doações passam por triagem e ficam em uma espécie de "quarentena" antes de serem distribuídas às entidades e, posteriormente, às famílias. O presidente da Fundação Caxias esclarece que há mais necessidade de determinadas peças no momento:
— Estamos pedindo com mais força roupas pesadas, como jaquetas e calças, já que logo começa o inverno. Também pedimos tênis para os jovens, porque neste ano estamos atendendo escolas que têm alunos que não vão para aula porque não têm calçado. É preciso conseguir agasalho para esses jovens e crianças para que eles não faltem à escola — detalha.
As doações podem ser entregues nos mais de 500 pontos de coletas, que estão localizados em lojas, mercados, áreas públicas e condomínios residenciais. Os pontos estão disponíveis em uma lista no site www.fundacaocaxias.org.br e na página do Facebook @FundacaoCaxias. Ainda é possível levar roupas e calçados na sede da fundação, que fica na Rua Sarmento Leite, 2.189.