José Vilmar Machado Teixeira, 45 anos, trabalhava há cinco dias na empresa onde morreu em um acidente de trabalho no fim da manhã desta sexta-feira (30) em Bento Gonçalves. A unidade atua na área de reciclagem de plástico e fica na Linha Eulália, interior do município. Teixeira operava uma empilhadeira pouco antes do meio-dia, quando o veículo tombou e o atingiu na cabeça.
De acordo com o delegado Álvaro Becker, o proprietário da empresa Siliplast revelou à polícia que o funcionário fazia "bicos" na recicladora, indicando que não haveria vínculo formal de trabalho. Além disso, não há, por enquanto, informações de que Teixeira tenha passado pelo treinamento necessário para operar empilhadeiras. A capacitação é necessária justamente em função dos riscos que o veículo oferece.
— Ele não usava capacete no momento do acidente. Isso já foge à regra da segurança do trabalho — conclui o delegado.
Teixeira era natural de Santo Ângelo e morava há cerca de 10 anos em Bento Gonçalves. Na cidade também vivem uma irmã com o marido e as filhas. João Alfredo Machado Teixeira, 56 anos, irmão da vítima, não sabe se José Vilmar era treinado para o trabalho com empilhadeiras. Como João Alfredo segue morando na Região das Missões, ambos não se falavam com frequência. A família ficou sabendo do acidente pela imprensa e não tem detalhes do ocorrido.
— Ele não era mecânico nem operador de empilhadeira. Eu sou caminhoneiro e quando vou carregar uma mercadoria não posso nem chegar perto — compara.
Segundo o irmão, Teixeira tinha experiência de trabalho na indústria, mas no início do ano trabalhou na colheita da uva. Atualmente ele estava solteiro, mas deixa um filho de 10 anos que mora com a mãe em Guarani das Missões.
O acidente será investigado pela Polícia Civil de Bento Gonçalves, que ainda irá ouvir formalmente o proprietário da empresa. A reportagem tentou contato por telefone com o dono da empresa Siliplast neste sábado (1), mas não obteve retorno.
O velório de Teixeira foi neste sábado em Santo Ângelo e o sepultamento ocorreu no fim da manhã no Cemitério Público Municipal da cidade.