Mutirão pela Vida de quem tem Fome é tema de campanha, em Caxias do Sul, para comemorar uma das datas mais marcantes da Igreja Católica: Corpus Christi, que neste ano será no dia 3 de junho. A Diocese lançou a ação de solidariedade na sexta-feira (14), no dia em que foi comemorado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A campanha será realizada em todo o RS, sendo que as 18 dioceses do Rio Grande do Sul vão arrecadar alimentos não perecíveis nas paróquias e comunidades de 25 de maio a 3 de junho.
Marcada pelos tradicionais tapetes de serragem ou de cobertores, a celebração que reúne milhares de fiéis a cada ano teve o desafio de inovar nos rituais diante da pandemia de covid-19 em 2020. Neste ano não será diferente: o dia que celebra Jesus Cristo como pão da vida, em forma de eucaristia, será marcado por missas com capacidade reduzida e também por encontros online para evitar aglomerações. Assim como foi no ano passado, não haverá montagem dos tradicionais tapetes e nem procissões.
O bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon, lembra que Corpus Christi é a data que recorda que Cristo foi solidário com a humanidade ao doar a vida na cruz. Por isso, Dom José convida os fiéis a participarem da campanha:
— Tendo presente o Cristo Jesus que deu a vida na cruz para que tivéssemos vida em abundância, convido você a fazer um gesto de caridade para cuidarmos da vida daqueles que estão passando fome. Creio que é um gesto bonito que podemos fazer .
Já o coordenador diocesano da Pastoral, padre Paulo César Nodari, explica que a ação será realizada com as 74 paróquias dos 32 municípios atendidos pela Igreja de Caxias do Sul. Além disso, um levantamento será feito para dar transparência ao montante de alimentos arrecadados e a sua destinação. As secretarias paroquiais e as comunidades irão receber os alimentos.
Corpus Cristhi
A orientação da Diocese de Caxias do Sul é que sejam celebradas missas em diversos horários para que não haja aglomeração. Assim como em 2020, às 15h do dia 3 de junho, toda a Diocese fará um momento comum de adoração ao Santíssimo Sacramento, isto é, a Eucaristia. A intenção principal da oração será pelo fim da pandemia, mas também será pelos desempregados e por todos os que sofrem em função da covid-19.