Os cães apreendidos pela Prefeitura de Nova Petrópolis e pela Polícia Civil em outubro de 2020 estão disponíveis para adoção. À época, 11 animais foram resgatados de uma casa, no bairro Pousada da Neve, em situação de maus-tratos. No local, inclusive, havia ossadas de outros cães.
Os bichos foram levados para atendimento veterinário, e já recuperados e sadios, estão em um abrigo temporário em busca de um lar definitivo.
Um dos cães resgatados não resistiu e morreu. Entre os 10 animais salvos, três são machos e sete são fêmeas da raça galgo. O buldogue campeiro resgatado também está disponível para encontrar um novo lar. Todos os animais foram castrados.
Segundo a Polícia Civil, o dono do imóvel onde estavam os cães foi indiciado pelo crime de maus-tratos. O caso já foi remetido ao judiciário.
Como adotar
Os interessados em adotar os animais devem contatar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, pelos telefones (54) 3281-8409 (54) 99963-6077.
Haverá um cadastro e uma entrevista. Vale salientar que os galgos são cães dóceis e tranquilos, mas precisam de um espaço grande, preferencialmente, cercado.
Para denunciar
Em Nova Petrópolis, denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas no setor de Fiscalização Ambiental da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Os dados do denunciante são mantidos em sigilo.