Sem novas doses, essa quarta-feira (7) não terá drive-thru para aplicação da vacina contra a covid-19 em Caxias do Sul. A última remessa foi recebida na Sexta-Feira Santa (1º) e as 14.390 unidades já estão praticamente esgotadas, segundo a prefeitura. Hoje, o foco são profissionais da saúde que começaram a atuar em hospitais, idosos que ingressaram em asilos recentemente e agentes da segurança, que estão sendo imunizados no 12º Batalhão de Polícia Militar. Além disso, as doses que ainda restam são destinadas a profissionais da saúde, a partir de 35 anos, que não estão na linha de frente no combate à covid-19, mas atuam com público (confira o serviço abaixo).
Para que Caxias avance para outros públicos (a cidade vacinou, até agora, até 64 anos) é necessária a chegada de nova remessas de vacinas, o que não ainda não há data para acontecer, segundo a secretária de saúde, Daniele Meneguzzi. Nesta quarta, o Ministério da Saúde confirmou o envio de quase 31 milhões de doses da vacina contra o coronavírus aos Estados ainda em abril, mas ainda não foi divulgado quantas doses irão para os municípios.
— O quantitativo que chegou em 2 de abril já foi quase que totalmente utilizado na estratégia de drive-thru e nas sete unidades básicas de saúde que estiveram abertas para vacinação. Neste momento não é possível avançar para os idosos abaixo de 64 anos porque não temos vacina — afirma.
Conforme Daniele, Caxias já aplicou ao menos a primeira dose em todos os idosos com 64 anos ou mais. Os agentes funerários, ao contrário de outras cidades da região, também já receberam a primeira dose do imunizante. A próxima etapa é atingir o público de 63 anos:
— O que sabemos por parte do Estado é a informação que nos foi passada na última quinta-feira (1), de que receberíamos doses nesta semana, mas sem quantitativo.
Próxima semana será de segunda dose
Dentro da entrega mais recente, no início do mês, estavam 14.390 unidades destinadas especificamente para a segunda dose. Desta forma, fica garantida a aplicação para pessoas que já foram imunizadas na primeira etapa. De acordo com a secretária, essas vacinas estão armazenadas e no aguardo para a inicialização de aplicação.
O público-alvo desta etapa serão as pessoas com 77, 76 e 75 anos. Já quem tem 78 anos receberá a segunda no mês de maio porque esta faixa etária recebeu vacina da Oxford, que tem intervalo mais longo entre uma dose e outra. A estimativa é de que novos drive-thrus ocorram a partir de segunda-feira (12) para esta fase.
Agendamento de profissionais com mais de 35 anos
Para os profissionais da saúde que não atuam diretamente em locais de contágio e que têm mais de 35 anos, a prefeitura exige a comprovação de vinculação com estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde, como farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e ambulatórios para liberar a vacina. Para este grupo, a vacinação segue até sexta-feira (9). As vacinas agendadas (agendamento é feito pelo site da prefeitura de Caxias do Sul) serão aplicadas das 9h às 16h, nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
Mais de 100 mil doses até agora
Desde 19 de janeiro, Caxias já recebeu 75.425 vacinas de primeira dose. As para a segunda aplicação começaram a chegar em 1º de fevereiro e somam 29.810. Nesta quarta, o Ministério da Saúde confirmou o envio de quase 31 milhões de doses da vacina contra o coronavírus aos Estados em abril. GZH mostrou que o Rio Grande do Sul é afetado pelo baixo repasse de doses por parte do governo federal e que, mesmo com ritmo de vacinação três vezes mais rápido, o estado terminaria de imunizar grupos prioritários somente em agosto.
Conforme o Painel Covid da prefeitura de Caxias, 66.237 pessoas receberam a primeira dose e 13.313 a segunda. Segundo a SMS, os dados das pessoas vacinadas são lançados manualmente e um a um, por isso, devido ao grande volume, há atraso na divulgação do público vacinado.