As faixas de travessia de pedestres de Caxias do Sul devem ter sinalização reforçada nos próximos meses. O trabalho está previsto para ser realizado dentro de um novo contrato a ser firmado pelo município para a sinalização viária.
Em vários pontos da cidade, incluindo o centro e o anel perimetral, é possível notar a pintura apagada, o que prejudica a demarcação das áreas seguras para a travessia. A empresa a ser contratada será responsável pela pintura e a colocação de tachões em pontos a serem determinados pela Secretaria de Trânsito.
Segundo o titular da pasta, Alfonso Willembring, o município tem a necessidade de terceirizar o serviço porque a equipe de servidores não dá conta de atender a demanda.
— Não temos capacidade técnica para fazer tudo, principalmente as pinturas — explica.
O contrato é licitado anualmente e o município já conta com uma parceria vigente, que está próxima do encerramento. Na nova contratação, contudo, a secretaria vai solicitar um novo tipo de pintura, a chamada faixa pré-formada, que tem maior durabilidade.
— É uma placa, que é aquecida e fixada ao solo — observa Willembring.
Com o novo contrato, as perimetrais também devem passar por revisão de sinalização. A atuação das equipes terceirizadas vai depender das ordens de serviço expedidas pela própria secretaria para cada caso.
O edital para a nova parceria foi lançado na metade de março e as propostas das empresas interessadas serão conhecidas no dia 16 de abril. A assinatura do contrato depende dos trâmites licitatórios, mas Willembring afirma que a nova empresa assumirá o serviço assim que vencer o prazo do acordo atual. O valor do contrato é de R$ 2,7 milhões, a serem executados no período de um ano.