Uma alternativa aos pacientes deve entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (22) em Vacaria. A intenção do secretário municipa de Saúde, Silvandro Fonseca, é de que a unidade básica de saúde no centro da cidade passe a operar no turno vespertino para atender a mais pacientes principalmente com suspeita de covid-19. O Hospital Nossa Senhora da Oliveira, que é referência para oito municípios dos Campos de Cima da Serra, anunciou colapso na quarta-feira (17) e orienta as pessoas a procurarem postos de saúde e a UPA para casos menos graves.
O secretário afirma que a UPA não terá condições de atender a possíveis pacientes entubados por muito tempo. Atualmente, há apenas pessoas em situação estável em observação. Com um turno a mais na UBS central, funcionários serão remanejados. Por enquanto, não há previsão de novas contratações.
— Vemos com muita preocupação o anúncio do hospital porque nós também estamos trabalhando com a rede municipal no limite. Temos 14 unidades, uma é dupla, então são 15 equipes em unidades básicas de saúde. Teremos uma reunião com o prefeito para ver se conseguimos ampliar mais, mas temos que ver o custo disso — diz o secretário.
Nesta quinta-feira (18), dos 44 leitos destinados à covid-19, 42 estavam ocupados no Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Na UTI-Covid, são oito leitos cadastrados no Ministério da Saúde e quatro improvisados. Todos estão ocupados e há maus um paciente entubado no setor de Urgência e Emergência. O hospital é referência para oito municípios dos Campos de Cima da Serra. Apenas Bom Jesus e Jaquirana tem hospitais, mas sem UTIs e com estrutura pequena.
— Estamos somando todos os esforços possíveis tanto materiais quanto humanos. Esperamos que a situação não piore. Se isso acontecer, não sabemos como será — afirma a diretora-presidente do hospital, Adelide Canci.
Segundo Adelide, por enquanto não foi necessário transferir pacientes a outros municípios com o intuito de liberar vagas ou por falta de leitos. Novos espaços não estão previstos uma que, conforme Adelide, não há profissionais para contratar no mercado.
O presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Ernesto Valim Boeira (PSB), que também é prefeito de São José dos Ausentes, afirma que a entidade promoverá uma reunião por videoconferência nesta quinta-feira (19) com o objetivo de avaliar a situação e propor formas de melhorar os atendimentos.
Nesta quinta-feira, o boletim epidemiológico da cidade aponta 66 mortes por covid-19 e 4.307 casos confirmados. Cinquenta e uma pessoas estão internadas e 582 seguem em isolamento domiciliar. Vacaria chegou a declarar toque de recolher em dezembro do ano passado para tentar conter o aumento do número de casos de coronavírus.