O PopRua RS, programa que atende a população em situação de rua através de acolhimentos institucionais, foi renovado por mais seis meses em Caxias do Sul. Na cidade, os atendimentos são realizados pela Associação Mão Amiga, no bairro Cidade Nova (Avenida Triches, 2.729), de segunda a sexta-feira, das 7 às 22h. A iniciativa contempla 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres.
Desde dezembro do ano passado, o programa realiza a entrega de quentinhas e EPIs, disponibiliza espaço para higienização e banho, encaminha as pessoas para alojamento e presta informações sobre trabalho, emprego e direitos humanos. Até o momento, o projeto contabiliza em Caxias 268 acessos, 7.328 refeições, 5.809 lanches e 239 atendimentos com assistente social e psicólogo. No total, 11 pessoas foram encaminhadas para alojamento pernoite e 10 testes de covid-19 foram realizados, além de 257 encaminhamentos referentes ao mercado de trabalho, documentações e moradias.
Além de Caxias, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado (STAS) confirmou a renovação do PopRua RS nos municípios de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Nas quatro cidades, o projeto já atendeu 1,6 mil pessoas e distribuiu cerca de 70 mil refeições e lanches. Ele resulta de uma parceria entre o Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social). O recurso, no valor de R$ 1,7 milhão, é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (FEAIP).
De acordo com a secretária do Trabalho e Assistência Social do Estado, Regina Becker, a pandemia do coronavírus agravou ainda mais a condição da população mais pobre e vulnerável no Rio Grande do Sul e as estratégias do programa possibilitam o atendimento às demandas mais básicas. Todas as diversidades LGBTQI+ da população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua são contempladas pela iniciativa.