Estão em uso desde sexta-feira (5) no transporte público de Caxias do Sul alguns suportes para álcool gel doados à prefeitura pelas empresas Randon em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDETE). A ação ocorre após a falta do item ser questionada pelo vereador Juliano Valim (PSD), que acionou o Ministério Público, o que levou a prefeitura a buscar alternativas para garantia da proteção aos passageiros.
Ao todo, a unidade Randon Tech Solutions - RTS Industry está confeccionando 200 suportes para frascos de álcool gel para instalação nos veículos, sendo que 50 deles já estão disponíveis. A companhia também repassou 200 litros de álcool gel para a utilização emergencial dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pela população, uma medida que vem e encontro à situação crítica de aumento de casos e internações registrado em todo Brasil. Em Caxias do Sul, equipamentos e estruturas hospitalares chegam ao limite neste que é considerado o pior momento desde o início da pandemia.
O cenário levou a prefeitura a endurecer medidas de restrição para conter a disseminação da covid-19 no município. Uma delas foi a redução de horários do transporte coletivo urbano neste final de semana. Neste sábado (6), a concessionária mantém os horários ininterruptos, mas irá operar com a tabela de domingo (confira os horários no site da Visate).